Estudo sobre o uso do Cânone Linguístico-Literário na Gramática Fundamental da Língua Portuguesa, de Adriano da Gama Kury

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59325

Palavras-chave:

Gramática. Língua Portuguesa. Cânone. Linguístico. Literário

Resumo

Nos estudos acadêmicos acerca da gramaticografia brasileira, é inevitável abordarmos a relação existente entre língua e literatura, no que tange à análise das obras referenciais com intuito de compreender o âmago ideológico e linguístico que fundamentam o saber gramatical. Desta forma, nos propusemos a realizar o inventário do Cânone Linguístico-Literário e a descrever as abonações da Gramática Fundamental da Língua Portuguesa – Ensino Médio, de Adriano da Gama Kury, assim como, investigar a conjuntura histórica da gramaticografia brasileira a partir do processo de construção desta obra. Para tanto, apresentamos um recorte dos estudos gramaticais a partir da publicação da Portaria nº 36 de 29 de janeiro de 1959, do Ministério da Educação (MEC), que instituiu a Norma Gramatical Brasileira, doravante NGB e a aprovação da  Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 5692 de 11 de agosto de 1971. Elencamos como corpus de análise, as citações literárias selecionadas por Kury para exemplificar e atestar os fatos da língua. Dentre os autores selecionados como aporte teórico deste estudo, destacamos Eugênio Coseriu (1993), Corrêa (1995), Neves (2005), Henriques (1998; 2004; 2020), Cavaliere (2000),dentre outros. Destarte, o estudo da história da gramaticografia, além de retratar os aspectos históricos, sociais e culturais incutidos no interior de uma sociedade e decorrentes do seu processo de construção, poderá revelar as fontes nas quais os gramáticos se inspiraram para escrever suas obras. Assim, apresentaremos nesta investigação a contextualização dos fatos abordados, o levantamento das abonações da língua e, por fim, a análise do corpus selecionado.

Biografia do Autor

Ariane Wust de Freitas Francischini, Doutorando em Letras-UERJ e bolsista FAPERJ

Formada em Letras Licenciatura Plena, Bacharel em Intérprete e Tradutor, Especialista em Metodologia de Ensino Superior (IESF), Especialista em Educação a Distancia (UNIGRAN), Especialista em Coordenação Pedagógica (UFMS), Mestra em Letras pela UEMS e doutoranda em Letras, especialidade língua portuguesa (UERJ). Professora da Rede Estadual e Municipal de Ensino em Mato Grosso do Sul. Tutora EAD em programas formação continuada docente, cursos de extensão e graduação. Professora colaboradora no Núcleo de Ensino de Línguas da UEMS/NEL. Colaboradora VUNESP. Redatora do Plano Municipal de Educação de Jaraguari/MS. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora FAPERJ Modalidades de uso da língua. Gestora Municipal de programas governamentais da Educação pública e técnica na Gerência Municipal de Convênio de Jaraguari/MS

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Publicado

2022-01-26

Como Citar

Francischini, A. W. de F. (2022). Estudo sobre o uso do Cânone Linguístico-Literário na Gramática Fundamental da Língua Portuguesa, de Adriano da Gama Kury. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(37), 111–136. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59325

Edição

Seção

Estudos de Língua (Tema livre)