Transposição do olhar: notas sobre a teoria da adaptação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57432

Palavras-chave:

Literatura, Teoria da adaptação, Fidelidade.

Resumo

O artigo se propõe a revisar criticamente a bibliografia dos principais estudos referentes ao complexo âmbito da adaptação, seus intercursos e meandros, a fim de sondar as características e os processos do fazer adaptativo, bem como refletir sobre a espinhosa questão da fidelidade. É possível se pensar o traslado da literatura para a imagem-som não como simples enquadramento/adequação de um código a outro, mas como uma transposição, pensada como arranjos ou adaptações de gêneros, portanto promotora de sentidos.

Biografia do Autor

Saulo Lopes de Sousa, Instituto Federal do Maranhão/Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Doutorando em Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Torquato Neto (Teresina). Graduado de Letras/Literatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Pesquisador do Grupo de Estudos Literários e Imagéticos (GELITI/UEMASUL). Atualmente, é professor efetivo de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Maranhão (IFMA/Campus Açailândia).

Deivanira Vasconcelos Soares, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Letras (área de concentração: Teoria literária) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus São Luís. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Mesquita de Educação Superior (INESPO). Licenciada em Letras - Literaturas de Língua portuguesa pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Pesquisadora do Grupo de Estudos Literários e Imagéticos (GELITI/UEMASUL). Atualmente, é professora substituta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Downloads

Publicado

2021-05-14

Como Citar

de Sousa, S. L., & Soares, D. V. (2021). Transposição do olhar: notas sobre a teoria da adaptação. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(35), 361–381. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57432

Edição

Seção

Estudos de Literatura