A orientação argumentativa em textos multimodais: a intertextualidade como critério de análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57430

Palavras-chave:

Orientação Argumentativa, Intertextualidade, Textos Multimodais

Resumo

O presente trabalho propõe uma interface entre os postulados da Linguística Textual e a Análise da Argumentação no Discurso (CAVALCANTE, 2016; MACEDO, 2018 e OLIVEIRA, 2020). Por esse prisma teórico, nosso foco é mostrar como a categoria textual de intertextualidade pode indicar uma orientação argumentativa na modalidade de coconstrução em textos multimodais (AMOSSY, 2011 e CARVALHO, 2018). Para essa investigação, contamos com duas charges selecionadas do jornal virtual O Tempo. Os resultados corroboram que essa categoria é útil para se perceber a orientação argumentativa e também aponta para diferentes graus de argumentatividade. 

Biografia do Autor

Bruno Huann da Silva Nogueira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Graduado em Letras Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Thaís Ludmila da Silva Ranieri, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

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Publicado

2021-05-14

Como Citar

Nogueira, B. H. da S., & Ranieri, T. L. da S. (2021). A orientação argumentativa em textos multimodais: a intertextualidade como critério de análise. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(35), 157–177. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57430

Edição

Seção

Estudos de Língua