Em dois tempos: a crítica de autoria negra no início e na atualidade da literatura brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57075

Palavras-chave:

literatura brasileira, crítica literária, produção ficcional, autoria negra.

Resumo

Com o advento das lutas do Movimento Negro, o apagamento de narrativas e identidades negras começa a perder estabilidade nas mais variadas esferas sociais. A partir desse contexto, o presente artigo tem por objetivo discutir a produção crítica nacional a partir de dois autores-críticos negro-brasileiros, Machado de Assis e Conceição Evaristo, levando-se em consideração suas proposições, que serão recuperadas e consolidadas em sua produção ficcional. Para isso, foram selecionados seus respectivos textos, “Notícia da atual literatura brasileira” (1873) e “Gênero e Etnia” (2005), e estudados a partir da comparação com suas produções literárias. A escolha desses autores buscou recuperar exemplos da autoria negra dos séculos XIX e XXI, comprovando a atuação desse segmento específico em nossas letras.

Biografia do Autor

Nayara Batista da Cruz, UERJ

É mestranda em Letras - Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e cursa Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (EREREBÁ) pelo Colégio Pedro II. É Bacharel (2015) e Licenciada (2016) em Letras - Português e Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e possui Formação de Professores/Nível Médio (2010) pelo Instituto de Educação Carmela Dutra (IECD). Atualmente, é Professora do Ensino Fundamental - Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro com experiência em alfabetização. Participa do Grupo de Estudos em literatura de autoria negra (LITAN) do Colégio Pedro II. Tem interesse em Educação Étnico-racial, currículo pós-crítico e Literatura afro-brasileira.

Downloads

Publicado

2021-05-14

Como Citar

da Cruz, N. B. (2021). Em dois tempos: a crítica de autoria negra no início e na atualidade da literatura brasileira. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(35), 333–345. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57075

Edição

Seção

Estudos de Literatura