A Segunda Guerra Mundial de Tarantino: pastiche em Bastardos Inglórios
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.56947Palavras-chave:
Bastardos Inglórios, Pastiche, Esquizofrenia, NostalgiaResumo
Esse artigo apresenta uma análise do filme Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino, apontando os aspectos que o caracterizam como um pastiche dos filmes de guerra. Com base em Jameson (2016a), que instituiu o conceito de pastiche para se referir a um tipo de diálogo pós-moderno com outras obras, pretende-se demonstrar, através de um estudo comparativo, como ocorre o pastiche no filme de Tarantino, avaliando elementos como esquizofrenia e nostalgia que são característicos da arte contemporânea. A análise mostrará que Bastardos Inglórios se diferencia de outros filmes de guerra, em especial dos que tratam da Segunda Guerra Mundial, especialmente por não ter compromisso com a historicidade, e seus traços estéticos o aproximam do gênero faroeste, caracterizando-o, assim, como um "filme nostálgico".
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