Análise linguística a partir de memes: uma proposta de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.54191

Palavras-chave:

Memes. Ensino. Língua Portuguesa. Multiletramentos.

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar e discutir a experiência de uma proposta de ensino com memes aplicada no Colégio Estadual Odorico Tavares, durante o período de Estágio Supervisionado II de Língua Portuguesa, realizado no curso de Letras da Universidade federal da Bahia. A metodologia utilizada foi o relato de experiência, descritivo, reflexivo e interpretativo. Os memes foram escolhidos como proposta de ensino por serem textos contemporâneos que possuem semioses distintas, tais como: imagem, cor, gestos, texto escrito etc., bem como devido à proximidade dos discentes com esses textos. A proposta de ensino teve como premissa proporcionar a aprendizagem do conteúdo a partir de elementos da própria realidade dos alunos. Dessa forma, pretende-se discutir a importância de o professor trabalhar com textos multimodais em sala de aula e “contemplar também os novos letramentos, essencialmente digitais”, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (20178). Nesse sentido, serão abordados os conceitos de memes e de textos multimodais, o relato da experiência dessa proposta de ensino no colégio Estadual Odorico Tavares, a importância de ensinar o conteúdo a partir da realidade dos discentes e as contribuições da proposta de ensino com memes não somente para o ensino de língua portuguesa, mas para a compreensão de fenômenos socioculturais, os quais estão imbricados na língua, no discurso. Pretende-se com este estudo evidenciar a importância do trabalho com os gêneros digitais na escola, explorando a “análise de elementos discursivos, composicionais e formais de enunciados nas diferentes semioses” (BNCC, 2018), visando proporcionar a esses jovens reflexões, interpretações e compreensões de múltiplas linguagens.

 

Biografia do Autor

Lia Simões Nery, Universidade Federal da Bahia(UFBA)

Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (PPGLinc/UFBA), com a dissertação em andamento intitulada A conceptualização das feministas em memes, sob orientação da Profª Drª Ariadne Domingues Almeida.  É participante do Grupo de Estudos em Semântica Cognitiva (GESCOG), sob coordenação da Prof. Dra. Ariadne Domingues Almeida. Desenvolve pesquisas na área da Linguística Cognitiva. Tem se dedicado recentemente aos estudos em Semântica Cognitiva, com foco em metáforas, metonímias, frames e esquemas imagéticos presentes em memes. 

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Nery, L. S. (2020). Análise linguística a partir de memes: uma proposta de ensino. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(34), 131–147. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.54191