“Imagens” políticas do Brasil: uma sequência didática com meme da internet nas aulas de Língua Portuguesa

Maria Alice de Souza, Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Lana Mara Castro Siman

Resumo


Na era digital, as práticas de comunicação compreendem gêneros que combinam elementos verbais, visuais e audiovisuais. Desse modo, com o objetivo de ampliar a significação da leitura, que está associada não apenas às palavras, mas às imagens e aos sons, este artigo apresenta um relato reflexivo sobre uma sequência didática desenvolvida com alunos do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de Belo Horizonte na disciplina Língua Portuguesa, utilizando meme da internet. Quanto ao referencial teórico este estudo recorre a autores como Belmiro (2000-2012); Recuero (2007); Euzébio e Cerutti-Rizzatti (2013); Barreto (2015); Escalante (2016); Chagas (2016). O trabalho mostrou que o uso de materiais extraídos de sites, blogs e redes sociais pode contribuir para que os alunos compreendam as práticas de uso e reflexão da língua.


Palavras-chave


Gênero digital; Meme da internet; Sequência didática; Prática docente

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.54189

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Maria Alice de Souza, Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Lana Mara Castro Siman

 


ISSN 1809-3507 | DOI: 10.12957/palimpsesto


Palimpsesto é uma publicação do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ:

UERJ >> Instituto de Letras >> Programa de Pós-graduação em Letras

 


Indexado nas seguintes bases:

 

Periodicos CAPES Latindex Find in a library with WorldCat MLA Livre MIAR ResearchBib BASE Logo UF Libraries University of Texas Libraries  Library Logo UCLA Library University of Wisconsin - Madison Libraries EZB


Licença Creative Commons

A Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.