“Imagens” políticas do Brasil: uma sequência didática com meme da internet nas aulas de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.54189Palavras-chave:
Gênero digital, Meme da internet, Sequência didática, Prática docenteResumo
Na era digital, as práticas de comunicação compreendem gêneros que combinam elementos verbais, visuais e audiovisuais. Desse modo, com o objetivo de ampliar a significação da leitura, que está associada não apenas às palavras, mas às imagens e aos sons, este artigo apresenta um relato reflexivo sobre uma sequência didática desenvolvida com alunos do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de Belo Horizonte na disciplina Língua Portuguesa, utilizando meme da internet. Quanto ao referencial teórico este estudo recorre a autores como Belmiro (2000-2012); Recuero (2007); Euzébio e Cerutti-Rizzatti (2013); Barreto (2015); Escalante (2016); Chagas (2016). O trabalho mostrou que o uso de materiais extraídos de sites, blogs e redes sociais pode contribuir para que os alunos compreendam as práticas de uso e reflexão da língua.
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