Ensino de Língua Portuguesa na modalidade educação remota: análise de uma experiência contemporânea

Autores

  • Alessandra Cristina Costa Mendes UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.54160

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Ensino de Língua Portuguesa, Leitura e escrita, Ensino Remoto.

Resumo

O ano de 2020 é um marco na história, sobretudo pelas imposições provocadas pela pandemia de Covid-19. Diante disso, algumas questões instigam a comunidade acadêmica, especialmente no que tange ao fazer pedagógico que, repentinamente, exigiu que professores e alunos revissem suas relações no processo ensino-aprendizagem. Assim, o principal objetivo desta pesquisa envolve a apresentação de conceitos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa, às estratégias de ensino na modalidade educação remota e à análise da proposta pedagógica adota pela Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro. O estudo dialoga com as pesquisas de Mascuschi (2002 e 2010), com ênfase nas questões relativas ao texto. Os resultados versam sobre as expectativas da educação pós-pandemia.

Gêneros textuais; Ensino de Língua Portuguesa; Leitura e escrita; Ensino Remoto.

Biografia do Autor

Alessandra Cristina Costa Mendes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Mestranda em Língua Portuguesa (UERJ), início em 2020.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Mendes, A. C. C. (2020). Ensino de Língua Portuguesa na modalidade educação remota: análise de uma experiência contemporânea. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(34), 97–112. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.54160