Espaços digitais e a comunicação intercultural no ensino de inglês como língua adicional

Autores

  • Fátima de França Machado UERJ
  • Viviane Caldas UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.54138

Palavras-chave:

interculturalidade, inglês como língua internacional, tecnologia em ensino de LI, descolonização do ensino de inglês, cultura

Resumo

O ensino da língua inglesa vem ganhando novos propósitos  e dimensões que reforçam a importância de uma abordagem intercultural (CORBETT, 2010), uma vez que esse idioma alcançou o status de língua global e os avanços da tecnologia facilitam cada dia mais a comunicação e a interação em redes de trocas plurais e multiculturais em espaços digitais. O objetivo central deste artigo é investigar o potencial de interações on-line em práticas interativas (SILVA, 2012) que contribuam para a formação integral do aluno como falante competente de uma língua internacional, como cidadão global.

 

Biografia do Autor

Fátima de França Machado, UERJ

Especialista em Linguística Aplicada com Ênfase no Ensino de Inglês como Língua Adicional e cursando Mestrado em Estudos de Língua com Ênfase em Linguística (ambos na Universidade Estadual do Rio de Janeiro). 

Viviane Caldas, UERJ

Especialista em Linguística Aplicada com Ênfase no Ensino de Inglês como Língua Adicional e cursando Mestrado em Estudos de Língua com Ênfase em Linguística (ambos na Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Machado, F. de F., & Caldas, V. (2020). Espaços digitais e a comunicação intercultural no ensino de inglês como língua adicional. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(34), 79–96. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.54138