A oclusiva glotal e outros gestos laríngeos na produção de falantes de inglês como L1 e L2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.54117

Palavras-chave:

Oclusiva glotal, Oclusiva alveolar, Gestos Laríngeos, Inglês como L2.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar a produção da oclusiva glotal [ʔ] em substituição da oclusiva alveolar /t/ por falantes de inglês como L1 e L2, por exemplo “cotton” (algodão), podendo ser produzida como co[t]on ou co[ʔ]on. Nossa Fundamentação teórica se baseia em estudos como os de Lima-Gregio (2011) e Garellek (2015) sobre processos acústico-articulatórios da oclusiva glotal e gestos laríngeos e em Balas (2012) sobre sua produção em inglês/L2. Na Metodologia, coletamos dados de dois grupos: falantes de inglês/L1 e L2 através de leitura de texto e enunciados. Nossos resultados apontam que a produção da oclusiva glotal é bastante recorrente entre nativos de inglês e significativamente menor pelos falantes brasileiros. Ademais, nos deparamos com outros gestos fonéticos para ambos os grupos: laringalização e reforço glotal e, apenas para os brasileiros, o apagamento da oclusiva alveolar.

Biografia do Autor

Mariane dos Santos Monteiro Duarte, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Graduada em Letras – Inglês pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - (2018). Especialista em Ensino de Línguas pela UEPB (2020) e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Suas áreas de interesse e atuação: Fonética e Fonologia de L2, Ensino de inglês/L2, Aquisição e Processamento Bilíngue.

Leônidas Silva Jr.

É linguista e possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Tem Pós-doutorado em Fonética experimental com ênfase em Prosódia de L2 pela Universidade Estadual de Campinas/CNPq (2019). Atualmente é Professor Adjunto 3 na Universidade Estadual da Paraíba e Pesquisador Assistente de Pós- Doutorado em Fonética experimental pela Universidade Estadual de Campinas com ênfase em Análise fonético-forense a partir da Prosódia de L2. Sua área de atuação é Fonética experimental, especialmente os seguintes temas: análise e modelamento fonético-fonêmico e da prosódia da fala, prosódia experimental de L2, ensino de fonética (de L2) do inglês. É membro da Luso-Brazilian Association of Speech Sciences (LBASS) e do Phonologie de l’Anglais Contemporain – (PAC) e do corpo editorial de alguns periódicos nacionais. Tem publicações em periódicos especializados e anais de congressos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

dos Santos Monteiro Duarte, M., & Silva Jr., L. (2020). A oclusiva glotal e outros gestos laríngeos na produção de falantes de inglês como L1 e L2. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(34), 241–265. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.54117