Práticas de leitura: o uso das redes sociais como recurso de ensino-aprendizagem no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.54113

Palavras-chave:

Leitor crítico, Multiletramentos, Tecnologias digitais.

Resumo

No presente artigo, buscamos investigar de que maneira podem acontecer as práticas de leitura através do uso das redes sociais bem como apresentamos uma proposta interdisciplinar de sequência didática. Tal investigação se justifica dada a urgência em se compreender processos de ensino-aprendizagem que auxiliem o aluno a construir um conhecimento mais próximo de sua realidade. Visando corresponder a este propósito, realizamos uma pesquisa de natureza bibliográfica, baseada na pesquisa-ação no Instituto Federal Baiano. Espera-se, com este estudo, apontar um trabalho interdisciplinar com o gênero “Memes” como alternativa, ao mesmo tempo em que se reconhece o amplo viés de possibilidades de outras propostas, as quais se mostram mais efetivas e motivadoras para os discentes, quando estas priorizam os multiletramentos

Biografia do Autor

Laís Costa Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Uruçuca

Especializando em Educação Científica e
Cidadania pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca, Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Vanessa de Carvalho Cayres Pamponét, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Uruçuca

Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Uruçuca

Ingrid Bomfim Cerqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Uruçuca

Mestra em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Professora da área de Linguagens no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Uruçuca.

 

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Santos, L. C., Cayres Pamponét, V. de C., & Cerqueira, I. B. (2020). Práticas de leitura: o uso das redes sociais como recurso de ensino-aprendizagem no ensino médio. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(34), 171–188. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.54113