Aperte start para começar: os jogos digitais na aprendizagem de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.53948

Palavras-chave:

Aprendizagem de língua, Aprendizagem mediada por jogos digitais, Língua Inglesa, Letramento digital, Jogos digitais.

Resumo

Pensar em educação na atualidade sem refletir o uso das tecnologias parece desconexo com a ideia da relevância e presença que estes têm em todos os âmbitos da sociedade. Assim, pensar em língua sem pensar no contexto dela entre os meios digitais parece não levar em conta como as tecnologias afetam os alunos. Este artigo baseia-se numa pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e busca descrever como se relacionam a aprendizagem de língua, o letramento digital e os jogos digitais. Com a apresentação de cinco jogos de variados estilos, os autores propuseram seu uso para atender às necessidades da língua como meio, também, para outras disciplinas. Com base na interpretação da pesquisa, os autores consideram que os jogos digitais podem ser recursos significativos para a aprendizagem de língua em contexto.

Biografia do Autor

Fabielle Rocha Cruz, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Letras Português e Inglês pela PUC-PR, onde foi bolsista do Programa de Iniciação Científica da instituição e pesquisou o uso de video-games na aquisição de segunda língua. Em 2018, concluiu a pós-graduação em Educação Bilíngue, onde pesquisou sobre Letramento Digital e video-games em contextos interdisciplinares. No período de 2018 à 2019, foi bolsista do Departamento de Estado dos Estados Unidos e atuou como professora assistente de língua portuguesa na University of Notre Dame. Atualmente, é mestranda em educação da Universidade Federal do Paraná.

Jacques de Lima Ferreira, Universidade Federal do Paraná, UNICURITIBA

Pós-Doutor pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal, Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Tecnologia em Saúde - Mestrado Interdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Licenciado em Pedagogia e Biologia. Graduado em Medicina Veterinária. Tem experiência em Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na ação Docente, Mediação Pedagógica e Coordenação Pedagógica. Desenvolve Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Metodologia da Pesquisa em Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores em diferentes níveis e modalidades de Educação e Ensino, Desenvolvimento Profissional Docente, Prática Pedagógica, Tecnologias na Educação, Educação a Distância e Análise de Dados Qualitativos. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) da Universidade Federal do Paraná. Coordenador e professor do curso de Licenciatura em Pedagogia da UNICURITIBA.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Rocha Cruz, F., & de Lima Ferreira, J. (2020). Aperte start para começar: os jogos digitais na aprendizagem de língua inglesa. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(34), 148–170. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.53948