A obra, o conceito e o homem: Hans Ulrich Gumbrecht e a "produção de presença"
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.46707Keywords:
Teoria Literária, Hans Ulrich Gumbrecht, Produção de PresençaAbstract
Hans Ulrich “Sepp” Gumbrecht (Wuerzburg, 1948-), Professor Emérito ocupante da cadeira de Literatura de Albert Guérard nos Departamentos de Literatura Comparada e de Francês e Italiano na Stanford University, é também afiliado ao Departamento de Culturas Ibéricas e Latino-Americanas, ao Departamento de Estudos Alemães e ao Programa em Pensamento e Literatura Modernos. Suas pesquisas abordam aspectos de literaturas românicas (sobretudo francesa, italiana e brasileira), mas também alemã, além de focar na tradição filosófica ocidental, especialmente a francesa e alemã dos séculos XIX e XX, e nas experiências cotidianas do século XXI – uma obra, em suma, bastante ampla, que transita entre várias disciplinas das humanidades e tem importante repercussão no meio acadêmico. É professor visitante em instituições como Collège de France, PUC-Rio, Universidade de Lisboa e University of Manchester, detentor de dez doutorados honorários em diversas universidades pelo mundo e de um extenso conjunto teórico.
Seu livro mais famoso no Brasil é Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir (2010), embora conte com outros igualmente admiráveis, como Modernização dos sentidos (1998), Em 1926 – Vivendo no limite do tempo (1999), Elogio da beleza atlética (2006), Nosso amplo presente – o tempo e a cultura contemporânea (2015) e Depois de 1945: latência como origem do presente (2014). Cheio de gentileza e solicitude, o professor Gumbrecht – que passava uma temporada no Brasil em função do curso de inverno “‘Prosa do mundo’: a obra de Diderot como periferia do Iluminismo (e nosso presente como universo de contingência)”, que ministrou na Fundação Casa de Rui Barbosa – nos cedeu uma parte de seu tempo disponível para responder às perguntas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.