Os encapsuladores e seu papel textual/discursivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44949

Palavras-chave:

, encapsuladores, construção de sentidos, Linguística de Texto.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o uso textual discursivo de anáforas encapsuladoras, à luz de aspectos sociodiscursivos e sociointeracionais, ampliando, assim, compreensão do papel desse elemento. Traçamos um panorama teórico dos estudos de referenciação, considerado como um processo sociocognitivo de construção de sentidos, seguindo os estudos atuais de Linguística de Texto, conforme já apontaram Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2011), Santos e Cavalcante (2014), dentre outros autores.  Com base nesses autores, serão analisadas notícias esportivas mostrando como os encapsuladores atuam na construção do texto, marcando pontos de vista e construindo sentidos, para além da classificação tradicional desse processo de referenciação.

Biografia do Autor

Margareth Andrade Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

Formada em Letras com habilitação em língua/cultura latina e literatura brasileira pela UFRJ (2008). Doutora e Mestre em língua portuguesa pela mesma instituição,possui experiência nos temas referenciação, ensino de língua portuguesa e gêneros textuais. É professora efetiva de Língua Portuguesa e Literatura brasileira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). 

Atualmente, seus trabalhos voltam-se para a Linguística de Texto e para Análise do Discurso. 

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Morais, M. A. (2020). Os encapsuladores e seu papel textual/discursivo. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(31), 179–195. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44949