Estratégias de polidez no discurso dos professores sobre o conceito: um estudo de caso

Autores

  • Fabiana Pelinson Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44223

Resumo

Neste estudo objetiva-se identificar e compreender o uso das estratégias de polidez utilizadas no discurso dos professores de um Colégio Estadual localizado em Curitiba (PR), especificamente quando definem o que constituem uma atitude ou comportamento preconceituoso no ambiente escolar. Com relação às técnicas de investigação, optou-se pela realização de questionários diagnósticos e do Grupo Focal como principal método de geração de dados. A análise dos dados demonstra que as estratégias de polidez utilizadas cumprem o propósito de projetar imagens positivas de si, a fim de cumprir com as expectativas de comportamento determinadas pelas normas de conduta do convívio social, sobretudo quando o indivíduo se apresenta no papel social de professor.

Biografia do Autor

Fabiana Pelinson, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Bacharel em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), membro do Grupo de Pesquisa Mídia, Linguagem e Educação (Meduc) e do Grupo de Estudos em Esporte, Lazer e Sociedade.

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Pelinson, F. (2020). Estratégias de polidez no discurso dos professores sobre o conceito: um estudo de caso. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(31), 228–249. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44223