Estratégias de polidez no discurso dos professores sobre o conceito: um estudo de caso

Fabiana Pelinson

Resumo


Neste estudo objetiva-se identificar e compreender o uso das estratégias de polidez utilizadas no discurso dos professores de um Colégio Estadual localizado em Curitiba (PR), especificamente quando definem o que constituem uma atitude ou comportamento preconceituoso no ambiente escolar. Com relação às técnicas de investigação, optou-se pela realização de questionários diagnósticos e do Grupo Focal como principal método de geração de dados. A análise dos dados demonstra que as estratégias de polidez utilizadas cumprem o propósito de projetar imagens positivas de si, a fim de cumprir com as expectativas de comportamento determinadas pelas normas de conduta do convívio social, sobretudo quando o indivíduo se apresenta no papel social de professor.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44223

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Fabiana Pelinson

 


ISSN 1809-3507 | DOI: 10.12957/palimpsesto


Palimpsesto é uma publicação do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ:

UERJ >> Instituto de Letras >> Programa de Pós-graduação em Letras

 


Indexado nas seguintes bases:

 

Periodicos CAPES Latindex Find in a library with WorldCat MLA Livre MIAR ResearchBib BASE Logo UF Libraries University of Texas Libraries  Library Logo UCLA Library University of Wisconsin - Madison Libraries EZB


Licença Creative Commons

A Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.