Literatura, um patrimônio educacional de reflexão social e política

Autores

  • Linda Maria de Jesus Bertolino
  • Rogério Lima Rede CO3

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.38380

Palavras-chave:

Literatura, patrimônio educacional, humanização, saberes, memória.

Resumo

Este trabalho se dispõe a refletir sobre a
articulação entre a literatura, o sujeito e
as habilidades sociopolíticas, pondo em
evidência questões como humanização e
direito; representação literária e
possibilidade do real, a fim de que se
possa pensar sobre a importância do
conhecimento literário na formação
intelectual e humana do cidadão. Nele,
advoga-se que a literatura é antes de tudo
um patrimônio que agrega em si
possibilidades de saberes, sejam eles
sociais, políticos, históricos ou culturais.
Assim, sob essa perspectiva, direi que a
literatura educa, uma vez que o seu tecido
se constitui do individual e do coletivo, o
que impõe dizer que esse patrimônio, que
é a literatura, é feito da matéria da
memória, considerando que as imagens
representadas no universo da criação
literária se dão a partir de elementos
internos e externos que circundam e
orientam o corpo do escritor.

Biografia do Autor

Linda Maria de Jesus Bertolino

Doutoranda em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília. Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão – FAPEMA
Professora Assistente da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Rogério Lima, Rede CO3

Prof. Dr.  , PhD. Universidade de Brasília. Université Rennes 2 - PRIPLAP/ERIMIT. Pesquisador Senior CAPES. PRIPLAP/ERIMIT.
Pesquisador Convidado Fondation Kastler. Rede de Ensino e Pesquisa Centro-Oeste - Rede CO3.

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

Bertolino, L. M. de J., & Lima, R. (2018). Literatura, um patrimônio educacional de reflexão social e política. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(27), 172–187. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.38380