Efeitos da imigração italiana na constituição da identidade na Mooca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.36914

Palavras-chave:

Memória, Identidade, Discurso, Mooca, Italianos

Resumo

Este artigo tem por objetivo estudar os efeitos da imigração italiana na memória e na  constituição identitária do sujeito italiano e do descendente de italianos do bairro da Mooca, São Paulo, por meio da análise de recortes discursivos extraídos de entrevistas feitas com residentes do local. A escolha desse grupo deve-se ao fato de que mesmo após cem anos do grande fluxo migratório do início do século XX na capital paulista, ainda hoje, vemos fortes marcas do italiano na língua e nos costumes do bairro. A fim de alcançarmos nossos objetivos, utilizamos nas análises os estudos da Análise de Discurso de linha francesa de Pêcheux (1995) e estudos relacionados à constituição do sujeito no entre-línguas de Coracini (2003, 2013). Depreendemos das análises que tanto o brasileiro, descendente, quanto o italiano podem ser considerados ítalo-brasileiros que (re) inventaram e (re) significaram língua e costumes na tentativa de preservação de suas raízes.

Biografia do Autor

Márcia de Oliveira Lupia, Universidade Cruzeiro do Sul / SP

Mestre em Linguística pela Universidade Cruzeiro do Sul/ SP, a autora é servidora efetiva da Universidade Federal do ABC /SP, atuando no ensino de línguas e na gestão de pessoas.

Downloads

Publicado

2019-04-28

Como Citar

Lupia, M. de O. (2019). Efeitos da imigração italiana na constituição da identidade na Mooca. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(28), 139–159. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.36914