A implicatura da tríplice funcionalidade no ensino da pontuação

Autores

  • Valéria Campos Muniz UERJ

Palavras-chave:

pontuação, ensino, prosódia, língua portuguesa

Resumo

O objetivo desse artigo é abordar a relação entre pontuação, sintaxe, prosódia, discurso e ensino. O sistema pontuatório, em alguns momentos mais do que em outros, correlaciona-se à prosódia, funcionando na escrita como parte constitutiva da cadeia frasal, participando da organização do texto, não só na sua dimensão sintática, conferindo-lhe inteligibilidade, como também na dimensão enunciativa, permitindo ao redator satisfazer suas intenções discursivas. Desse modo, seu ensino deve dar conta de todos esses aspectos, de modo a contribuir para o enriquecimento da capacidade de expressão dos alunos, que precisam perceber que os sinais gráficos, juntando-se às palavras, participam com elas da construção do sentido.

Biografia do Autor

Valéria Campos Muniz, UERJ

Doutoranda em Língua Portuguesa

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Muniz, V. C. (2018). A implicatura da tríplice funcionalidade no ensino da pontuação. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 10(13), 1–18. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35353