Construindo entendimentos sobre leitura e gramática a partir de um diálogo exploratório com os aprendizes
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35298Palavras-chave:
Ensino significativo, língua, leitura, prática exploratória, perspectiva sociointeracional.Resumo
Apoiadas na abordagem ético-inclusiva da Prática Exploratória (ALLWRIGHT; HANKS, 2009), apresentamos um recorte da nossa pesquisa, a qual configura um processo de reflexão e de construção de entendimentos sobre nossa vivência profissional como professoras de língua portuguesa e sobre o processo de aprendizagem dos nossos alunos nas aulas de língua materna. Nosso processo de reflexão está baseado na perspectiva sociointeracional da linguagem sustentado pela concepção interacionista. Considerando o fato de que a língua é apreendida na interação (BAKHTIN, 2015), vislumbramos, no contexto de sala de aula, a coconstrução de conhecimentos sobre a língua materna que contemple o uso real e social da língua. Debruçamo-nos, ainda, sobre as práticas de leitura dos aprendizes, no sentido de conhecer tais práticas e, a partir delas, apresentar outras leituras como novas possibilidades, diminuindo, assim, a assimetria entre professor e alunos, tornando o processo de ensinar e de aprender significativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.