Construindo entendimentos sobre leitura e gramática a partir de um diálogo exploratório com os aprendizes

Andréia Mello Rangel, Patrícia Graeff Viana Liquieri Ribeiro

Resumo


Apoiadas na abordagem ético-inclusiva da Prática Exploratória (ALLWRIGHT; HANKS, 2009), apresentamos um recorte da nossa pesquisa, a qual configura um processo de reflexão e de construção de entendimentos sobre nossa vivência profissional como professoras de língua portuguesa e sobre o processo de aprendizagem dos nossos alunos nas aulas de língua materna. Nosso processo de reflexão está baseado na perspectiva sociointeracional da linguagem sustentado pela concepção interacionista. Considerando o fato de que a língua é apreendida na interação (BAKHTIN, 2015), vislumbramos, no contexto de sala de aula, a coconstrução de conhecimentos sobre a língua materna que contemple o uso real e social da língua. Debruçamo-nos, ainda, sobre as práticas de leitura dos aprendizes, no sentido de conhecer tais práticas e, a partir delas, apresentar outras leituras como novas possibilidades, diminuindo, assim, a assimetria entre professor e alunos, tornando o processo de ensinar e de aprender significativo.


Palavras-chave


Ensino significativo, língua, leitura, prática exploratória, perspectiva sociointeracional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35298

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Andréia Mello Rangel, Patrícia Graeff Viana Liquieri Ribeiro

 


ISSN 1809-3507 | DOI: 10.12957/palimpsesto


Palimpsesto é uma publicação do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ:

UERJ >> Instituto de Letras >> Programa de Pós-graduação em Letras

 


Indexado nas seguintes bases:

 

Periodicos CAPES Latindex Find in a library with WorldCat MLA Livre MIAR ResearchBib BASE Logo UF Libraries University of Texas Libraries  Library Logo UCLA Library University of Wisconsin - Madison Libraries EZB


Licença Creative Commons

A Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.