O processo de enunciação ressignificado na esfera escolar: o ensino de produção de textos para o ENEM

Autores

  • Guilherme Brambila UFES

Palavras-chave:

Enunciação, produção de texto, Enem.

Resumo

O presente trabalho levanta questionamentos sobre o processo de enunciação na escrita de textos dentro da perspectiva avaliativa da prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Este artigo pretende questionar de que formas a prova de redação, especificamente, pode estar funcionando como instrumento de ressignificação do processo dialógico da enunciação que se dá na produção de textos devido à necessidade de adequação formalista e autoral que os candidatos precisam ter para alcançar os resultados esperados. Para averiguar tal hipótese, um exercício de produção de textos de uma escola capixaba será utilizado para análise qualitativa e dialógica. Pretende - se, assim, buscar embasamento com a perspectiva do Círculo de Bakhtin sobre o dialogismo e a enunciação na intenção de confrontar tais ideias com a realidade da educação brasileira contemporânea.

Biografia do Autor

Guilherme Brambila, UFES

Mestrando em Estudos Linguísticos Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) Universidade Federal do Espírito Santo ( UFES )  

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Brambila, G. (2017). O processo de enunciação ressignificado na esfera escolar: o ensino de produção de textos para o ENEM. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 16(25), 267–288. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/34805