A HISTÓRIA AMBIENTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES EM ‘ZONAS DE SACRIFÍCIO’ NA BAIXADA FLUMINENSE/RJ

Autores

  • Edileuza Queiroz
  • Patricia Plácido

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2013.8770

Palavras-chave:

zonas de sacrifício, sociedade e natureza e industrialização.

Resumo

DOI: 10.12957/hne.2013.8770

Este trabalho tem a pretensão de contribuir com reflexões acerca da HistóriaAmbiental da Baixada Fluminense, região complexa nas diversas dimensões. Arelevância deste estudo apresenta-se à medida que busca através da HistóriaAmbiental identificar e compreender as particularidades e as recorrências de fatoresque possibilitaram a expansão significativa das atuais indústrias localizadas noterritório da Baixada Fluminense. A socialização, localização e distribuiçãoespacial dos custos ambientais advindos das atividades industriais sãoestrategicamente definidos pela economia mundial. Esses espaços sãodefinidos como „zonas de sacrifício‟ (Acselrad 2005). Para o desenvolvimentodeste estudo nos orientamos pelo enquadramento teórico-conceitual daecologia política (Acserlrad 2004; Martinez-Alier 1999; Carneiro 2005; Kurz1996; Lipietz 2002; Lima 2009) que tem como eixo a reflexão crítica sobre osnexos entre as práticas sociais de apropriação das condições naturais e osfundamentos a sociedade capitalista em seu atual estágio de desenvolvimentohistórico (CARNEIRO, 2005). Estabelece-se ainda uma relação entre HistóriaAmbiental e Educação Ambiental numa perspectiva crítica, uma vez que aprimeira compreende que o meio ambiente é resultado das relações sociaisinstituídas historicamente, e a segunda, entende o meio ambiente comoindissociável da sociedade. Para uma melhor compreensão de como atuam osprocessos de expansão e desenvolvimento do uso do solo na BaixadaFluminense bem como a delimitação dos territórios, é necessário areconstrução do que foi essa região em tempos remotos.

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Publicado

2014-01-16

Edição

Seção

Artigos