A GEOGRAFIA DE ERATÓSTENES: UM BREVE RESUMO

Autores

  • Plinio Matheus Paiva Beserra Mestrando em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (FFP-UERJ) http://orcid.org/0000-0001-5917-3537

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2020.75503

Palavras-chave:

Geografia, Eratóstenes, Antiguidade, Período Helenístico

Resumo

O presente trabalho propõe-se a sintetizar algumas das contribuições de  Eratóstenes de Cirene, polímata do mundo antigo e um dos primeiros autores da geografia. A pesquisa tem por motivação a observação de que há um considerável vácuo histórico na bibliografia básica de história do pensamento geográfico acerca de Eratóstenes. Quando não precariamente abordadas, as contribuições do polímata são simplesmente ignoradas, algo que denota um preocupante desconhecimento acerca da herança intelectual do autor. Ainda que inicialmente servisse ao propósito de descrições fisiográficas e culturais dos ambientes daquele tempo, de maneira altamente descritiva e com metodologias rudimentares, a fascinante geografia esculpida no seio do mundo helenístico por Eratóstenes ainda impressiona pelo vigor e pioneirismo. A metodologia adotada consiste em revisão bibliográfica, com referenciais acerca da história do pensamento geográfico. Os resultados alcançados são expressos nas considerações finais, onde são sintetizados alguns dos temas, métodos, conceitos e demais conquistas oriundas da pesquisa realizada.


Biografia do Autor

Plinio Matheus Paiva Beserra, Mestrando em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (FFP-UERJ)

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestrando em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Edição

Seção

Artigos Científicos