EXCLUSÃO SIMBÓLICA DAS PERIFERIAS E A CARTOGRAFIA ESCOLAR COMO MEIO DE INDEPENDÊNCIA DAS NEOCOLÔNIAS URBANAS

Autores

  • Mariana Covas Costa UFF
  • Marcos Thiago da Costa Souza UFF
  • Leonardo Lima UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2019.47100

Palavras-chave:

mapas, exclusão, cartografia social, neocolônias urbanas.

Resumo

Neste artigo, buscamos debater a forma que a colonialidade, constitutiva do sistemamundo moderno-colonial, se materializa nas representações cartográficas. Nesse sentido, discutiremos as formas de exclusão simbólicas presentes nos mapas das áreas historicamente subalternizadas, demonstrando que a cartografia, construída como uma ferramenta puramente objetiva, é, na verdade, permeada por múltiplas subjetividades. Apresentaremos, também, outras possibilidades de representações cartográficas, que partem dos sujeitos dessas regiões periféricas e que podem surgir como uma possibilidade para a construção de um currículo que preze pela representatividade e inclusão dos estudantes.

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Publicado

2019-12-04

Edição

Seção

Artigos Científicos