O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS INICIAIS: UMA REFLEXÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS PRÁTICAS.

Autores

  • Carolina Magalhães Moreira UERJ-FEBF
  • Brenda Cardoso Pereira UERJ-FEBF
  • Marina Sanches Barbosa UERJ-FEBF

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2018.46598

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Ensino de Geografia – Anos iniciais do Ensino Fundamental.

Resumo

Ensinar e aprender são o verso e o reverso de uma mesma medalha, a educação, e implicam em uma ação colaborativa, participativa e de construção coletiva. Nesse contexto, este projeto visa pôr em questão de que forma a Geografia, como componente curricular, desde os anos iniciais, pode construir, no processo de formação docente, um saber escolar com base nos conhecimentos geográficos produzidos na Universidade, nos conhecimentos dos professores da educação básica e dos alunos trazidos para a escola, mediante sua vivência com o espaço geográfico e nos métodos, linguagens e técnicas articuladoras de todos esses conhecimentos. Sendo assim, o presente estudo é resultado do projeto de extensão “Ensinar e aprender geografia nos anos iniciais: saberes em diálogo na formação de professores”, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense e orientado pela Prof. Dra Lorena Lopes Bonomo. A pesquisa foi iniciada no segundo semestre de 2018 e teve por objetivo analisar o ensino de Geografia nos cursos de formação de professores e escolas normalistas do município do Rio de Janeiro, com turmas do 3º ano do ensino médio e a partir disso realizar oficinas nas mesmas com o intuito de sensibilizar sobre a importância do ensino de geografia nos anos iniciais, e de auxiliar as professoras a abordar os conceitos de espaço e de lugar em sala de aula. Os referenciais teóricos que embasaram este estudo fundamentaram-se em autores que abordam os conceitos de espaço e de lugar além de práticas de ensino em Geografia. Desta forma, a pesquisa configurou-se em uma abordagem qualitativa, composta também por observações em sala de aula, conversas informais com as aulas e estudo de caso. Constatou-se então uma grande dificuldade das alunas em abordar os conceitos de espaço e lugar e a partir desta problemática, obteve-se a organização e o desenvolvimento de oficinas contendo duas atividades relacionadas aos conceitos acima, além de uma palestra sobre o que é a geografia e qual o seu sentido na escola. Como resultado da primeira etapa do projeto nas escolas do Município do Rio de Janeiro, as oficinas tiveram uma ótima aceitação e participação tanto das alunas, quanto dos professores e da direção, além do engajamento das alunas na construção e participação das atividades, o que possibilitou o desenvolvimento de um olhar diferenciado sobre os conceitos geográficos. Dessa forma, os conteúdos e as possibilidades metodológicas desenvolvidos na palestra e nas oficinas contribuíram para a ampliação da compreensão de mundo, do ensino e da aprendizagem de Geografia das alunas dos cursos de formação de professores.

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Publicado

2019-11-11

Edição

Seção

Artigos Científicos