A CONTRIBUIÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DO PIBID DE GEOGRAFIA PUC-RIO

Autores

  • Verônica Rocha PUC-RIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2017.31980

Palavras-chave:

Ensino Geográfico, Prática docente, PIBID.

Resumo

Este trabalho, ainda de forma incipiente, é parte da pesquisa do trabalho final de conclusão do curso de Licenciatura em Geografia. A aproximação entre escola básica e universidade vem sendo idealizada por um longo período e diante do vasto número de debates acerca da formação docente e a frágil relação entre a teoria e prática que surgem políticas que viabilizam tal aproximação e busque o fim dessas dicotomias. É nesse cenário onde a melhoria da formação docente é debatida, em diversas esferas, que esse trabalho pretende analisar as ações desenvolvidas pelos bolsistas do Pibid PUC-Rio, subprojeto de Geografia e sua contribuição na formação dos futuros profissionais docentes a partir de suas práticas na E. M. Georg Pfísterer. Neste artigo apresentamos os primeiros resultados da análise sobre a prática dos bolsistas PIBID e seus impactos sobre a realidade escolar. Para a análise proposta procedeu-se à revisão e análise do edital de implantação do PIBID, do projeto PIBID PUC-Rio e dos relatórios anuais do subprojeto de Geografia do PIBID PUC-Rio, buscando-se a compreensão de tal política educacional, contou-se também com autores que se debruçam sobre a temática do ensino de geografia e da formação docente, a exemplo temos Nóvoa, 1992, que discuti a formação do docente na segunda parte do seu texto “Formação de professores e profissão docente”. Tomamos como referência para a análise três atividades: a atividade extraclasse de visita ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro realizada em parceria com a Sala de Leitura, com turmas de 7o ano; a atividade mobilizadora do espaço escolar, o Projeto Rio 450 anos que abrangeu turmas do 6o ao 9o ano; e em último, o Projeto Diversidades que teve como objetivo geral promover a integração dos alunos, professores e funcionários da escola, tendo como base o respeito às diferenças existentes no espaço escolar. Para alcançar tal objetivo foram realizadas oficinas e dinâmicas buscando a compreensão sobre preconceitos e problemas do cotidiano escolar, buscando um melhor convívio. Estas atividades são o pano de fundo para a investigação sobre as intervenções e produções de materiais voltados à educação geográfica na escola parceira do PIBID Geografia da PUC-Rio.

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