BIBLIOTECA VIRTUAL DO MEIO AMBIENTE: SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM ACERCA DO ESPAÇO DA BAIXADA FLUMINENSE

Simone Fadel, Gabriel Lima Souza, Cibelly Alves Gemmal, Patrícia Carvalho

Resumo


DOI: http://dx.doi.org/10.12957/hne.2014.17428

Esse artigo tem o objetivo de relatar a experiência do projeto Biblioteca Virtual do MeioAmbiente, site que propõe a divulgação científica de informações sobre a BaixadaFluminense, região do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Graduandos de Geografia daFaculdade de Educação da Baixada Fluminense participam do projeto na tentativa dedemocratizar os saberes do meio ambiente da região através de caixas de informaçõessobre Educação Ambiental, Justiça Ambiental, História Ambiental, Dinâmica Ambiental eSistemas Naturais. As discussões do projeto envolvem a necessidade de pensarmosnuma educação ambiental crítica que considera que os problemas ambientais sãoconsequências da estrutura de organização social desigual além de que esses problemassão distribuídos desigualmente entre as classes sociais existentes. Nesse sentido,acreditamos que este projeto contribui para a discussão da Educação Geográfica, vistoque ao elaborar os textos que preenchem as caixas, os graduandos mobilizam a todomomento bibliografias e debates de diversos conteúdos da Geografia.


Palavras-chave


Geografia; Biblioteca Virtual; Baixada Fluminense; Educação Ambiental Crítica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/hne.2014.17428



Indexada em | Indexed by:

ISSN: 2317-8361 | DOI da revista: http://dx.doi.org/10.12957/hne