"História, Natureza e Espaço” é a Revista Eletrônica do Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Espaço da Baixada Fluminense – NIESBF, que tem como foco  a divulgação de artigos que contemplem aspectos referentes às diferentes linhas de pesquisa que compõem o Núcleo: A(RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E A INTER-RELAÇÃO ENTRE A CAPITAL CARIOCA E A BAIXADA FLUMINENSE; ESPAÇO CONSERVADO: HISTÓRIA, MEIO-AMBIENTE E SAÚDE; ESTUDO DA DINÂMICA E QUALIDADE AMBIENTAL DA BAIXADA FLUMINENSE.

O Conselho Avaliador é composto por docentes e/ou pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do país e/ou exterior com finalidade de emitir parecer referente aos trabalhos enviados para publicação na Revista eletrônica História, Natureza e Espaço. Os membros do Coselho Avaliador dos trabalhos de cada número da revista serão indicados pelos membros do Conselho Editorial.

Sao atribuições dos Membros do Conselho Avaliador:

• emitir parecer técnico sobre os trabalhos submatidos à revista, de acordo com suas respectivas áreas de especialização e/ou afinidade;
  • apresentar parecer, acerca dos trabalhos sob sua avaliação, preenchendo obrigatoriamente o Formulário de Avaliação de Trabalho Científico;
  • apresentar sugestões de reformulação quando o parecer for favorável mas houver restrições;
  • embasar e/ou justificar o parecer emitido de acordo com sua área de especialização e/ou afinidade;
  • respeitar os prazos determinados para entrega dos pareceres.

Os membros do Conselho Avaliador, que em duas vezes consecutivas ou alternadas não apresentarem os pareceres em tempo hábil, serão automaticamente substituídos por outros, tendo seu nome excluído do rol de pareceristas da revista.

Os trabalhos, para serem publicados nessa revista, deverão obter dois pareceres favoráveis e, para tanto, serão submetidos à apreciação de dois parecristas, escolhidos por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação. Caso um parecerista aprove a publicação e outro não, caberá ao Conselho Editorial decidir pela publicação ou não.

Aos pareceristas é reservado o direito de apresentar parecer favorável condicionado a publicação à reformulação do artigo, além de apresentar sugestões para alterações.

Os pareceres deverão ser legíveis e apresentar uma avaliação crítica dos artigos, relevando a importância dos mesmos. Caso o parecer indique reformulações num determinado trabalho, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e/ou páginas, conforme o caso.

Aos pareceristas é dado um prazo máximo de trinta dias corridos, a partir da data de entrega do artigo, para a apresentação do parecer ao Conselho Editorial da Revista. Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério do Conselho Editorial, precedido de pedido, por escrito, do parecerista, desde que a dilatação do prazo não incorra em atrado nos trabalhos de composição  divulgação da revista.

A periodicidade da revista será semestral, podendo ser lançados números especiais durante o ano.

Histórico do periódico

Editor (jan.2012 - dez. 2019)

Alvaro Henrique de Souza Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.