Emergência do Putinismo Como um novo populismo | Emergence Of Putinism As A New Populism
DOI:
https://doi.org/10.12957/neiba.2022.68129Parole chiave:
Putinismo, Putin, Rússia.Abstract
O objetivo do artigo é excursionar pela construção do conceito de putinismo para designar um fenômeno populista característico do regime político de Vladimir Putin na Rússia pós-soviética. Partindo de um contexto histórico e político da emergência da liderança política de Putin, apresentamos uma revisão da literatura sobre o conceito de putinismo, interpretado a partir de três espectros: como uma nova ideologia (Applebaum, 2013), um novo stalinismo (Shevtsova, 2012), ou um tipo próprio e característico do populismo (Canterbury, 2013; March, 2017). Nos três espectros conceituais encontrados na literatura, concluímos uma aproximação de caracterizações sobre a personalização da política nacional focada na figura de um líder carismático que se utiliza de estratégias de persuasão e capacidade de resgates simbólicos na condução de um governo centralizado e capaz de reprimir oposições. O contraponto é o enfraquecimento das instituições democráticas e a permanência no poder por vias de exceção que se justificam pelo argumento da legitimação de um projeto de construção nacional.
Palavras-chave: Putinismo; Putin; Rússia.
ABSTRACT
The objective of the article is to explore the construction of the concept of putinism to designate a populist phenomenon characteristic of the political regime of Vladimir Putin in post-Soviet Russia. Starting from a historical and political context of the emergence of Putin’s political leadership, we present a literature review on the concept of putinism, interpreted from three spectrums: as a new ideology (Applebaum, 2013), a new Stalinism (Shevtsova, 2012), or a specific and characteristic type of populism (Canterbury, 2013; March, 2017). In the three conceptual spectrums found in the literature, we conclude an approximation of characterizations about the personalization of national politics targeted on the figure of a charismatic leader who uses persuasion strategies and capacity for symbolic rescues in the conduct of a centralized government and capable of repressing oppositions. The counterpoint is the weakening of democratic institutions and the permanence in power through exceptions that are justified by the argument of legitimizing a project of national construction.
Keywords: Putinism; Putin; Russia.
Recebido em: 10/06/2022 | Aceito em: 08/12/2022.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Em virtude de aparecerem na Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, o material criado por você pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado, de acordo com os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional adotado por esta Revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License