Editorial | Editorial

Autores

  • Revista NEIBA, Cadernos Argentina-Brasil

DOI:

https://doi.org/10.12957/neiba.2021.64378

Resumo

A Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil, festeja este ano seu décimo ano de existência com o mesmo padrão de qualidade ao serviço da comunidade acadêmica. Nos últimos anos importantes mudanças foram realizadas para aperfeiçoar ainda mais nosso papel. Dentre elas, podemos citar a publicação anual do denominado “Dossiê SIMPORI”, evento de periodicidade anual, organizado alternadamente através de uma parceria entre os o Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” (UNESP, UNICAMP, PUC-SP), e o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI-UERJ).

Assim sendo, nesta edição, publicamos, em parceria com a revista Cadernos CEDEC (Centro de Estudos de Cultura Contemporânea) e a revista Mural Internacional, do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UERJ – PPGRI, os melhores trabalhos apresentados no IX Simpósio de Pós-graduação em Relações Internacionais, realizado pela primeira vez de modo completamente remoto, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI-UERJ) entre os dias 25, 26 e 27 de novembro de 2020.

Dentre os melhores trabalhos, dezessete são publicados neste número de nossa revista no Dossiê SimpoRI 2020, intitulado: “A (re)estrutura da ordem internacional: um novo mundo em emergência e de emergências".

Além disso, publicamos em fluxo contínuo os artigos recebidos individualmente. Devemos ressaltar que houve um aumento considerável no número dessas submissões, que foram avaliadas por professores gabaritados, como pode ser confirmado na nominata. Assim sendo, publicamos onze artigos de temáticas variadas e de grande valor acadêmico.

Cabe ressaltar ainda a publicação da contribuição especial do infatigágavel defensor dos direitos humanos, o embaixador J. A. Lindgren-Alves, membro atual do Comitê Assessor do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (Genebra, 2019-2021), ex-membro do Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial – CERD (Genebra, 2002-2018): “A Cobra e o Sapo do Racismo no Brasil l The Evolving Nature of Racism and Anti-Racism In Brazil”.

No intuito de divulgar nossa revista nas redes sociais estamos presentes de forma ativa no Facebook (https://www.facebook.com/revistaneiba/) e no Twitter (@revistaneiba).

Vale também destacar que, por conta de seus esforços pela manutenção de seu padrão de qualidade, a Revista Neiba, que já era indexada no Directory of Open Acess Journals (DOAJ), Periódicos, Electronic Journals Library (EZB), Bielefeld Academic Search Engine (BASE) e JounalsTOCs, conseguiu este ano ser incorporada na AmeliCA e na seção "Catálogos" do Latindex.

Devemos ressaltar que nossa empreitada não teria esse bom resultado se não fosse a contribuição voluntária de professores e alunos e, sobretudo, de Cristiane Ferreira Baptista, bolsista do Programa de Apoio Técnico às Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão – PROATEC, e de Júlia Munhên da Cunha, bolsista do Departamento de Extensão da UERJ - DEPEXT/SR3.

Dessa forma, zelando pela difusão do conhecimento em Relações Internacionais, a Revista Neiba tem o prazer de convidar autores a submeterem seus artigos às nossas avaliações, contribuindo desta maneira com a pluralidade experimentada por este campo. Colaborar com a divulgação e fortalecer a importância das Ciências Humanas e Sociais em nossa coletividade são os objetivos principais da Revista Neiba desde sua primeira edição, e por isso será uma honra para nós podermos avaliar seus trabalhos e contar com suas participações em nossa história, tornando acessível uma área cada vez mais primordial para a construção de uma visão de mundo.

Hugo Suppo

Clarisa Giaccaglia

Editores-Chefes

 

Revista hospedada em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/neiba/index

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Cadernos Argentina-Brasil, R. N. (2021). Editorial | Editorial. Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil, 10(1), e64378. https://doi.org/10.12957/neiba.2021.64378

Edição

Seção

APRESENTAÇÃO | PRESENTATION