Editorial Dossiê SimpoRI 2020 l Dossier SimpoRI 2020 Editorial

Autores

  • Revista NEIBA, Cadernos Argentina Brasil

DOI:

https://doi.org/10.12957/neiba.2021.63864

Resumo

As revistas Cadernos CEDEC (Centro de Estudos de Cultura Contemporânea), Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil, e Mural Internacional apresentam, nesta edição, o Dossiê SimpoRI 2020: “A (re)estrutura da ordem internacional: um novo mundo em emergência e de emergências". O Dossiê reúne artigos selecionados entre os melhores trabalhos apresentados no IX Simpósio de Pós-graduação em Relações Internacionais, realizado pela primeira vez de modo completamente remoto, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI-UERJ) entre os dias 25, 26 e 27 de novembro de 2020.

O evento, de periodicidade anual, é organizado alternadamente através de uma parceria entre os o Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” (UNESP, UNICAMP, PUC-SP), e o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI-UERJ). O objetivo fundamental do evento é reforçar o debate acadêmico de pesquisas em andamento dos pós-graduandos em Relações Internacionais e o intercâmbio entre pesquisadores e professores de instituições e regiões diversas do Brasil e do exterior.

O presente dossiê traz uma coletânea de artigos versando sobre diversos assuntos de fulcral importância para os estudos em Relações Internacionais, variando desde temas tradicionais até outros mais contemporâneos, porém todos com visões pertinentes e reflexões edificadoras.

Dentre eles, destaca-se a área de segurança, que não apenas é recorrentemente discutida nas Relações Internacionais, evidenciando sua importância, como também é um campo fértil para novas perspectivas e óticas. Diversos artigos aqui elencados integram a vanguarda das análises da área.

Outro elemento que também ganhou destaque é a China. Os estudos sobre o Estado em questão perpassam questões econômicas, políticas e de segurança. De fato, seu destaque crescente no Sistema Internacional a faz alvo de inúmeras pesquisas e outras iniciativas ao redor do mundo. Não poderia ser diferente com a presente seleção.

O dossiê também é permeado por diversos temas que tradicionalmente compõem o rico escopo de discussões nas Relações Internacionais, como Política Externa, Nacionalismo, Regionalismo e Direito Internacional. Não são deixados de lado, no entanto, tópicos mais conjunturais, como os estudos sobre os impactos internacionais da COVID-19.

Assuntos como gênero, meio ambiente e tecnologia, cujas discussões acadêmicas têm se popularizado cada vez mais, também marcam presença na coletânea, refletindo a multiplicidade de temas e perspectivas que os estudos em Relações Internacionais podem abarcar.

Diversos estudos aqui presentes também voltam seu olhar para os conceitos e definições largamente trabalhados nas Relações Internacionais, analisando-os de uma perspectiva crítica e revisionista. Tais iniciativas são de grande valor e importância para o desenvolvimento, e sobretudo para a atualização, do conhecimento na área. Enquanto a realidade internacional é construída, suas revisões são sempre necessárias.

A pluralidade de temas, perspectivas e abordagens teóricas presentes no Dossiê SimpoRI 2020 reflete não apenas uma realidade multifacetada e em constante reestruturação, mas, também, o surgimento de novas questões e agendas, que moldam a realidade a nível internacional e, em diversos casos, também local. O documento tem por função essencial contribuir para uma leitura mais completa da realidade através do desvelamento de perspectivas e indagações originais sobre os temas em voga que atravessam o cenário político, econômico e social do Brasil e do mundo. O presente contexto global e nacional, marcado pela pandemia e crises de diferentes naturezas, revela a pertinência do debate crítico. Reitera-se, por meio da presente iniciativa, a importância do estudo das Relações Internacionais, bem como da centralidade da produção de conhecimento nas Ciências Humanas como um todo.

Boa leitura!

Ricardo Marques, Mariana Janot, Samuel Soares, Lorena Granja, Hugo Suppo e Clarisa Giaccaglia.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Cadernos Argentina Brasil, R. N. (2021). Editorial Dossiê SimpoRI 2020 l Dossier SimpoRI 2020 Editorial. Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil, 10(1), e63864. https://doi.org/10.12957/neiba.2021.63864

Edição

Seção

DOSSIÊ | DOSSIER SIMPORI 2020