Opinião Pública e Política Externa: Do Consenso de Almond-Lippmann às Redes Sociais l Public Opinion and Foreign Policy: From The Almond-Lippmann Consensus to Social Media

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/neiba.2021.58702

Palavras-chave:

Opinião Pública, Política Externa, Mídia.

Resumo

Neste artigo apresento uma linha cronológica que debate a relação entre opinião pública e temas de política externa ao longo das décadas. Demonstro as teorizações que trabalham com o consenso de Almond-Lippmann até as mais recentes teorias sobre opinião pública na era das redes sociais. Utilizando metodologias quantitativas e qualitativas, principalmente através de uma revisão da literatura já consolidada, apresento a conclusão de que em tal cronologia prevalece a perspectiva de que os eleitores de democracias como os Estados Unidos ou Brasil são majoritariamente desatentos a temas internacionais, mas não necessariamente irracionais em tais assuntos. Nesse sentido, no atual quadro de polarização política, em que mandatários como Donald Trump (2017-2021) e Jair Bolsonaro (2019-) utilizam massivamente redes sociais, surgem novos questionamentos nesse debate, desafiando o papel da mídia tradicional, especialmente depois da popularização dessas novas ferramentas de comunicação.

Palavras-chave: Opinião Pública; Política Externa; Mídia.

ABSTRACT

In this paper, it is presented a chronology that debates the relation between public opinion and foreign affairs subjects throughout the decades. I demonstrate theories starting from the Almond-Lippmann consensus until more recent ones discussing public opinion on the social media age. By using quantitative and qualitative methodologies, specially through reviewing the literature about public opinion and foreign policy that along the decades became reference in this realm, it is possible conclude that prevails the perspective that voters from democracies such as the United States and Brazil are mostly inattentive in international matters, however, they are not necessarily irrational. In this sense, the recent process of polarization in politics, where leaders such as Donald Trump (2017-2021) and Jair Bolsonaro (2019-) are constantly using social media, brings new questionings to this debate, challenging the role of the traditional media, especially after the popularization of those new communication tools.

Keywords: Public Opinion; Foreign Policy; Media.

 

Recebido em: 27/03/2021 | Aceito em: 17/08/2021.

 

Biografia do Autor

Gustavo Jordan Ferreira Alves, Instituto de Relações Internacionais -Universidade de São Paulo

Estudante de mestrado em Relações Internacionais no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP).

Downloads

Publicado

2021-11-19

Como Citar

Ferreira Alves, G. J. (2021). Opinião Pública e Política Externa: Do Consenso de Almond-Lippmann às Redes Sociais l Public Opinion and Foreign Policy: From The Almond-Lippmann Consensus to Social Media. Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil, 10(1), e58702. https://doi.org/10.12957/neiba.2021.58702

Edição

Seção

DOSSIÊ | DOSSIER SIMPORI 2020