Universidades e Internacionalização Da Educação Superior Para a Integração Regional: A Agenda Educacional Mercosul e As Mobilidades De Estudantes Brasileiros Para a Argentina l Universities And The Internationalization Of Higher Education Towards Regional Development: The Educational Agenda In Mercosur And The Student Mobility Between Brazil And Argentine

Fernando Lajus

Resumo


A universidade tem sido uma das instituições centrais no desenvolvimento das sociedades modernas, com os últimos 30 anos vendo o surgimento de dinâmicas de internacionalização da educação superior como um imperativo para o seu progresso. Exploramos a relação deste processo com o tema da integração regional, tomando como exemplo o MERCOSUL enquanto espaço geográfico e de decisão. Para tanto, focamos nos dados que contam a história da relação entre as universidades brasileiras e argentinas desde um ponto de vista dos processos de internacionalização, em que atentamos para a existência de dinâmicas de mobilidade informais que passam despercebidas pelas estratégias de políticas de cooperação acadêmica. Discutimos como essas experiências de estudantes brasileiros na Argentina podem auxiliar na construção de uma agenda educacional no MERCOSUL que leve em conta dois pontos principais: a fatura de um sistema de acreditação comum para cursos e o incremento de programas de mobilidade científica na região.

Palavras-Chave: Internacionalização da Educação Superior; Integração Regional; MERCOSUL.

ABSTRACT

The university has been one of the central institutions in the development of modern societies, with the last 30 years seeing the emergence of internationalization of higher education as an imperative for its progress. We explore the relation of such a process with the theme of regional cooperation, taking MERCOSUL as an example of a geographical space of decision-making. We focus on the data regarding the history between the Brazilian and Argentine universities from the point of view of its process of internationalization, where we pay attention to the existence of informal dynamics that do not get into consideration in the politics of regional cooperation. We discuss how the experience of Brazilian students in Argentine can support the construction of an education agenda in MERCOSUL that takes into account two key aspects: the architecture of a common system of accreditation and the manufacturing of programs of scientific mobility in the region.

Keywords: Internationalization of Higher Education; Regional Cooperation; MERCOSUR.

 

Recebido em: 04/02/2021 | Aceito em: 07/05/2021.


Palavras-chave


Internacionalização da Educação Superior; Integração Regional; MERCOSUL.

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DOI: https://doi.org/10.12957/neiba.2021.57567

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