A Onda Neoliberal e os Seus Efeitos Assimétricos no Desempenho Econômico da América Latina e da Ásia Oriental

Autores

  • Bruna Machado Targino Fundação Getúlio Vargas (FGV)
  • Eduardo Alberto Crespo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/neiba.2018.39770

Palavras-chave:

América Latina, Ásia Oriental, Neoliberalismo

Resumo

A partir do século XIX, o mundo experimentou as primeiras consequências globais da Revolução Industrial e a incontestável hegemonia econômica e geopolítica do “Ocidente”. Nesse período, a América Latina apresentou desempenhos mais favoráveis do que a Ásia Oriental tanto em termos econômicos quanto na sua capacidade de consolidar Estados modernos e centralizados. Contudo, essa realidade começou a mudar nos primeiros anos do pós-guerra com a descolonização e a formação de Estados centralizados na Ásia. Depois, com notável intensidade, a América Latina sofreu as consequências das crises financeiras da década de 1970 e a implementação de políticas neoliberais, que desmontaram os mecanismos estatais de promoção ao desenvolvimento –  orientação que não atingiu a Ásia Oriental no mesmo grau. Nesse sentido, para discutir o desempenho econômico de ambas regiões em longo prazo, oferecemos algumas chaves para interpretar a “inversão de fortunas”com base nos impactos da guerra, na concorrência interestatal e na coesão social.

Biografia do Autor

Bruna Machado Targino, Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (CPDOC/FGV) e bacharela em Defesa e Gestão Estratégica Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (DGEI/UFRJ). 

Eduardo Alberto Crespo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Prof. Dr. no Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEPI/UFRJ).

Downloads

Publicado

2019-03-29

Como Citar

Targino, B. M., & Crespo, E. A. (2019). A Onda Neoliberal e os Seus Efeitos Assimétricos no Desempenho Econômico da América Latina e da Ásia Oriental. Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil, 7(1), e39770. https://doi.org/10.12957/neiba.2018.39770

Edição

Seção

DOSSIÊ | DOSSIER SIMPORI 2018