O Brasil e as Questões do Kosovo e da Crimeia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/neiba.2018.39095

Palavras-chave:

Brasil, Kosovo, Crimeia, BRICS, Política Externa

Resumo

A independência do Kosovo apoiada pelos EUA e a anexação da Crimeia pela Rússia são acontecimentos de natureza e implicações similares que ilustram as tensões entre princípios normativos de respeito à soberania dos Estados e a segurança coletiva multilateral, de um lado, e a ação discricionária das grandes potências no sistema internacional, do outro. Apesar de formalmente não reconhecer nenhum desses atos, o Brasil, não obstante as semelhanças entre as situações, comportou-se de maneira distinta em cada caso, sendo mais assertivo na crítica à violação dos princípios supracitados na questão do Kosovo. A partir da análise de decisões de política externa e de posicionamentos oficiais brasileiros, o presente trabalho objetiva compreender essa aparente contradição associando-a à noção de autonomia na política externa brasileira e sua manifestação nos governos do PT, quando os EUA e a Rússia foram vistos em papéis distintos na perspectiva brasileira da ordem internacional.

Biografia do Autor

Gustavo Oliveira Teles de Menezes, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP).

Downloads

Publicado

2019-02-02

Como Citar

Oliveira Teles de Menezes, G. (2019). O Brasil e as Questões do Kosovo e da Crimeia. Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil, 7(1), e39095. https://doi.org/10.12957/neiba.2018.39095

Edição

Seção

DOSSIÊ | DOSSIER SIMPORI 2018