A política externa de Maurício Macri: estudo de caso sobre o papel argentino na crise da Venezuela

Autores

  • Beatriz Bandeira de Mello Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.12957/neiba.2018.38790

Palavras-chave:

Política Externa, Argentina, Venezuela, Maurício Macri

Resumo

O presente artigo analisa a política externa do presidente Maurício Macri eleito em dezembro de 2015. O objetivo é identificar características do atual modelo de inserção internacional argentino frente aos desafios regionais a partir do contraste com a posição defendida nos anos Kirchner. O trabalho parte de um estudo de caso sobre o papel da diplomacia argentina na escalada da crise na Venezuela. A metodologia empregue tem como base a análise crítica dos discursos oficiais do presidente Maurício Macri e dos chanceleres que compõem o Ministerio de Relaciones Exteriores y Culto e também dos comunicados e notas emitidos no período entre dezembro de 2015 e dezembro de 2017. Sugere-se que a postura assumida pela diplomacia argentina e, em particular, pelo presidente Maurício Macri, representa uma mudança em relação ao governo anterior principalmente no que tange à pauta de integração regional e ao alinhamento com os países da América Latina.

Biografia do Autor

Beatriz Bandeira de Mello, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduada em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UNIRIO. Assistente de Pesquisa no Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL/UNIRIO) e no Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP/UERJ)

Downloads

Publicado

2019-05-19

Como Citar

Bandeira de Mello, B. (2019). A política externa de Maurício Macri: estudo de caso sobre o papel argentino na crise da Venezuela. Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil, 7(1), e38790. https://doi.org/10.12957/neiba.2018.38790

Edição

Seção

DOSSIÊ | DOSSIER SIMPORI 2018