A Universidade e o Conhecimento Latino-americanos: Os Saberes Hegemônicos e os Desafios da Integração Latino-americana

Senilde Alcântara Guanes, Félix Pablo Friggeri

Resumo


O acesso ao ensino superior tem sido uma importante demanda para parte dos grupos sociais classificados politicamente como “minorias”. Nesse sentido, a universidade tem um papel importante, embora não exclusivo, de interlocução e de confronto epistemológico entre as elites intelectuais e os grupos que tentam encontrar espaço nessas trincheiras. Esse confronto tem desestruturado, se não concretamente, com certeza em termos discursivos, as elites integradas da universidade. A Universidade é ao mesmo tempo um lugar de produção de conhecimento e um “centro reprodutor” do mesmo. No caso de uma universidade latino-americana essa atitude de “reprodução” é particularmente grave quando o que se reproduz é o conhecimento dos centros política e economicamente dominantes: Estados Unidos, principalmente, e o Ocidente Europeu. O desafio é então a produção de um conhecimento original. Falamos de originalidade em dois sentidos, por um lado, na produção de conhecimentos fundamentados em nossas origens, muito fundamentalmente nas cosmovisões indígenas, mas também em todos os saberes populares e na análise e reflexão da nossa própria história; e por outro, fundamentar esses conhecimentos a partir de autores latino-americanos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/neiba.2017.35084

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil

Indexada em | Indexed by:

Academia.edu

ISSN: 2317-3459 (Qualis B1)

PPGRI - Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais

Rua São Francisco Xavier, 524, Pavilhão - João Lyra Filho, 9ºandar, Bloco F, sala 9037, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ - Cep: 20550-013 - Tel. fax: (021) 2334 0678 /// E.mail – uerjneiba@gmail.com