San Tiago Dantas e a Política Externa para o Desenvolvimento na Década de 1950
Palavras-chave:
San Tiago Dantas, Política Externa Brasileira, DesenvolvimentismoResumo
Apesar de San Tiago Dantas ser amplamente lembrado como o principal chanceler da Política Externa Independente (1961-1964), sua importante atuação como político e intelectual sobretudo na década de 1950 tem sido objeto de poucos estudos. A partir de documentos históricos e publicações, pretende-se demonstrar a relevância de Dantas na elaboração e na condução da política exterior brasileira durante o segundo governo de Getúlio Vargas e o governo de Juscelino Kubistchek, principalmente no que concerne à vinculação da política externa ao projeto nacional-desenvolvimentista.
Referências
AMORIM NETO, Octavio. 2011. De Dutra a Lula: a condução e os determinantes da política externa brasileira. RJ: Elsevier.
BIELSCHOWSKY, Ricardo. 1988. Pensamento econômico brasileiro: o ciclo ideológico do desenvolvimentismo. Rio de Janeiro: IPA/INPES.
BANDEIRA, Moniz. 1999. Relações Brasil-EUA no contexto da globalização: a rivalidade emergente. São Paulo: Editora SENAC.
CABRAL, Severino. 2004. Brasil Megaestado: nova ordem mundial multipolar. Rio de Janeiro: Contraponto.
DANTAS, San Tiago. 1964 [1956]. Dez proposições preliminares sobre educação para o desenvolvimento. Revista Brasileira de Política Internacional, nº 27.
______. 1984. Emergência e Desenvolvimento. Revista Brasileira de Política Internacional, vol. 27, Rio de Janeiro, p. 105-108.
______. 2011 [1962]. Política Externa Independente. Brasília: FUNAG.
HOLLANDA, Cristina Buarque de; LESSA, Renato (org). 2009. Coletânea de textos sobre política externa. Brasília: FUNAG.
RABE, Stephen G. 1978. The elusive conference united states economic relations with latin america, 1945-1952. Diplomatic History, 2(3), p. 279-294.
VARGAS, Getúlio. 1951. Mensagem ao Congresso Nacional.
VIZENTINI, Paulo Fagundes.1995. Relações internacionais e desenvolvimento: o nacionalismo e a política externa independente (1951-1964). Petrópolis: Vozes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Em virtude de aparecerem na Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, o material criado por você pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado, de acordo com os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional adotado por esta Revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License