Por uma integração via educação: o novo marco do Mercosul Educacional no século XXI

Autores

  • Larissa Rosevics Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/neiba.2015.13807

Palavras-chave:

Mercosul Educacional, Integração Regional, Século XXI

Resumo

A partir do Plano de Ação 2001-2005 do Setor Educacional do Mercosul (SEM) é possível perceber uma maior importância da educação para a integração regional dos países do Bloco, intensificada com a eleição de lideranças progressistas na região no início do século XXI. O presente artigo pretende demonstrar que, a partir do Plano de Ação 2006-2010 do SEM, construído dentro do novo contexto político regional, estabeleceram-se novas bases para a integração regional via educação dentro do Mercosul, que possibilitaram o surgimento de iniciativas como o Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira (PEIBF) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Biografia do Autor

Larissa Rosevics, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Economia Política Internacional (PEPI/IE) na UFRJ. Possui bacharelado em Relações Internacionais pela UniCuritiba, Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional (UTFPR), Especialização em Sociologia Política e Mestrado em Sociologia pela UFPR.

Referências

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Publicado

2015-08-31

Como Citar

Rosevics, L. (2015). Por uma integração via educação: o novo marco do Mercosul Educacional no século XXI. Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil, 4(1), 116–128. https://doi.org/10.12957/neiba.2015.13807

Edição

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