Conversas entre micropolítica e formação inventiva de professores

Autores

  • Rosimeri de Oliveira Dias
  • Marilena dos Reis Peluso
  • Márcia Helena Uchôa Barbosa

Palavras-chave:

micropolítica, formação inventiva de professores, escola, universidade

Resumo

Trata-se de conversas que expressam uma escolha ético-estético-política para mostrar as tessituras do trabalho com dispositivos da análise institucional, da cartografia, das políticas de cognição e da formação inventiva de professores nos territórios distintos da escola e da
universidade. As conversas são tecidas entre professoras da escola e da universidade, para evidenciar a pesquisa pelo meio, lá onde ela acontece: no chão da escola. Há conceitos que funcionam como dispositivos de resistência em campos tão predefinidos, tais como: micropolítica e formação inventiva de professores. Micropolítica é uma experimentação ativa, pois não se sabe antecipadamente como é que se desenha o traçado de uma experiência. Formação inventiva de professores é uma questão de aprendizado de como manter vivo um campo problemático, deixando vibrar as forças intensivas para que estas
possam criar formas e desformar cristalizações nas trajetórias de vida. Conversas coletivasque enunciam diferentes modos de viver escola e universidade.

Biografia do Autor

Rosimeri de Oliveira Dias

Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Marilena dos Reis Peluso

Colégio Estadual Conselheiro Macedo Soares

Márcia Helena Uchôa Barbosa

Colégio Estadual Conselheiro Macedo Soares

Downloads

Publicado

2013-09-25

Como Citar

Dias, R. de O., Peluso, M. dos R., & Barbosa, M. H. U. (2013). Conversas entre micropolítica e formação inventiva de professores. Mnemosine, 9(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41551

Edição

Seção

Artigos