Incompatibilidades enunciativas no Programa de Leitorado: uma análise semiolinguística do discurso de ex-leitores do governo brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2023.68261Palavras-chave:
Política Linguística, Programa de Leitorado, Semiolinguística.Resumo
No âmbito das políticas internacionais ligadas ao português brasileiro, este artigo discute o posicionamento de profissionais que atuaram junto ao Programa de Leitorado do Governo Federal. O objetivo do estudo é verificar o posicionamento de ex-leitores quanto à experiência profissional de atuar na referida política. Para isso, o artigo analisa contrastivamente, por meio da Análise do Discurso Semiolinguística, os discursos que estes sujeitos apresentaram em relatórios oficiais enviados ao Itamaraty, bem como em resposta a um ques- tionário aplicado pela autora. De modo geral, a análise dos dados permitiu concluir que, nos relatórios oficiais, os leitores se mostraram bastante satisfeitos diante da experiência que vivenciavam a cada semestre de tra- balho realizado. No entanto, quando projetaram um Tud não institucionalizado (o qual equivale, em termos de Tui, à presente pesquisadora), o discurso adquiriu um tom de crítica e várias problemáticas foram apontadas.
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