Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2018.34153Palavras-chave:
Programa de Leitorado, Políticas Linguísticas, Brasil.Resumo
Localizado no âmbito dos estudos relativos às políticas linguísticas externas (CALVET, 2007), este artigo se propõe a apresentar uma análise do perfil profissional, em termos de formação acadêmica, de sujeitos que atuaram junto ao Programa de Leitorado do Brasil entre 2010 e 2014. Para isso, dados inéditos, coletados mediante pesquisa documental no Arquivo Nacional do Palácio do Itamaraty, são apresentados e discutidos. Informações, obtidas pela aplicação de questionário aos leitores estudados e por entrevista realizada com o antigo ministro-diretor do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, também fazem parte da problematização e permitem relacionar a formação dos leitores a uma discussão mais ampla sobre a profissionalização do docente de línguas no Brasil. A partir disso, o estudo também menciona a baixa oferta de licenciaturas na área de Letras/Ensino de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) e a não exigência, por parte da Capes e do Ministério das Relações Exteriores, de uma formação específica em Letras para candidatura ao Programa de Leitorado, o que permite enfatizar, com vistas ao andamento futuro desse planejamento linguístico, que os leitores devem ser professores/profissionais formados na área de línguas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.