Entrevista com o professor Flavio Wolf de Aguiar (USP)

Beatriz de Moraes Vieira, Cairo de Souza Barbosa

Resumo


Flávio Wolf de Aguiar nasceu em Porto Alegre (RS), em 1947. É Doutor em Letras (1979) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/ USP), onde fundou e dirigiu o Centro Ángel Rama e atuou por muitos anos (1973-2006) como professor de Literatura Brasileira, até se aposentar. Sua atuação intelectual abrange os campos da Literatura, do jornalismo e da criação literária. Flavio Aguiar foi professor convidado e conferencista em universidades no Brasil, Uruguai, Argentina, Canadá, Alemanha, Costa do Marfim e Cuba. Dentre seus mais de trinta livros publicados constam os de autoria própria, as coletâneas por ele organizadas ou editadas, traduções e participações em antologias. São obras de crítica literária, ficção e poesia. Ao longo da vida, trabalhou nos principais jornais e revistas brasileiros. No período da ditadura militar, foi editor de cultura do jornal Movimento.


Palavras-chave


Flávio Wolf de Aguiar. Entrevista. Literatura. Modernismos. Semana de 1922.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Flavio Wolf. A comédia nacional no teatro de José de Alencar. São Paulo: Ática, 1984.

AGUIAR, Flavio Wolf. Anita: romance. São Paulo: Boitempo Editorial, 1999.

CASTRO, Ruy. Metrópole à beira-mar: O Rio moderno dos anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

PRADO, Antonio Arnoni. Itinerário de uma falsa vanguarda: os Dissidentes, a Semana de 22 e o Integralismo. São Paulo: Editora 34, 2010.

SADER, Emir; JINKINGS, Ivana et al. Latinoamericana: enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006.




DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2022.72520

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

                 

         

              

               

 

 

Divulgadores