Entrevista com o professor Flavio Wolf de Aguiar (USP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2022.72520

Palavras-chave:

Flávio Wolf de Aguiar. Entrevista. Literatura. Modernismos. Semana de 1922.

Resumo

Flávio Wolf de Aguiar nasceu em Porto Alegre (RS), em 1947. É Doutor em Letras (1979) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/ USP), onde fundou e dirigiu o Centro Ángel Rama e atuou por muitos anos (1973-2006) como professor de Literatura Brasileira, até se aposentar. Sua atuação intelectual abrange os campos da Literatura, do jornalismo e da criação literária. Flavio Aguiar foi professor convidado e conferencista em universidades no Brasil, Uruguai, Argentina, Canadá, Alemanha, Costa do Marfim e Cuba. Dentre seus mais de trinta livros publicados constam os de autoria própria, as coletâneas por ele organizadas ou editadas, traduções e participações em antologias. São obras de crítica literária, ficção e poesia. Ao longo da vida, trabalhou nos principais jornais e revistas brasileiros. No período da ditadura militar, foi editor de cultura do jornal Movimento.

Biografia do Autor

Beatriz de Moraes Vieira, UERJ

Professora Associada do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em História Social e Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal Fluminense. Realizou estágio pós-doutoral na Cornell University. Atual coordenadora-geral do Programa de Pós-graduação em História – UERJ (biênio 2022-2023). Membro do núcleo de pesquisa Comunidade de Estudos em Teoria da História e Historiografia (COMUM-UERJ).

Cairo de Souza Barbosa, PUC-RJ

Doutorando e Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro da Comunidade de Estudos de Teoria da História e Historiografia (COMUM-UERJ), do Laboratório de Teoria, Historiografia e História Intelectual da PUC-Rio e da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC).

Referências

AGUIAR, Flavio Wolf. A comédia nacional no teatro de José de Alencar. São Paulo: Ática, 1984.

AGUIAR, Flavio Wolf. Anita: romance. São Paulo: Boitempo Editorial, 1999.

CASTRO, Ruy. Metrópole à beira-mar: O Rio moderno dos anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

PRADO, Antonio Arnoni. Itinerário de uma falsa vanguarda: os Dissidentes, a Semana de 22 e o Integralismo. São Paulo: Editora 34, 2010.

SADER, Emir; JINKINGS, Ivana et al. Latinoamericana: enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

de Moraes Vieira, B., & de Souza Barbosa, C. (2022). Entrevista com o professor Flavio Wolf de Aguiar (USP). Revista Maracanan, (31), 16–24. https://doi.org/10.12957/revmar.2022.72520