O tema da Independência do Brasil nos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2022.69194

Palavras-chave:

Carnaval. Escola de Samba. Independência do Brasil. História Pública. Memória.

Resumo

A partir do inventário sobre a origem dos enredos na estrutura das escolas de samba e de sua tendência aos temas históricos, este artigo apresenta uma breve discussão acerca da Independência do Brasil como tema nos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro. Busca-se, dessa forma, lançar luz sobre algumas das diferentes narrativas e representações que se fizeram presentes entre essas agremiações ao longo de sua trajetória, identificando particularidades, continuidades e rupturas no discurso carnavalesco a esse respeito. Na análise teórica, parte-se do entendimento que, dadas suas características, os enredos das escolas de samba podem ser concebidos em aproximação com o conceito de História Pública, correspondendo a representações do passado constituídas na esfera pública, não circunscritas aos limites acadêmicos. Nesse sentido, para além do debate acerca do próprio conceito de História Pública e das especificidades de sua aplicação no âmbito da produção carnavalesca das escolas de samba, ocupam espaço importante neste artigo as reflexões acerca da memória em sua relação com a escrita da história, sobretudo no que concerne às memórias socialmente compartilhadas.

 

Biografia do Autor

Fábio Rodrigues de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre e Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Almeida, F. R. de. (2022). O tema da Independência do Brasil nos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro. Revista Maracanan, (31), 107–128. https://doi.org/10.12957/revmar.2022.69194