Entrevista com o Professor Orlando de Barros (UERJ)

Autores

  • Andre Barbosa Fraga Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
  • Thiago Cavaliere Mourelle Arquivo Nacional https://orcid.org/0000-0001-6873-7242
  • Mayra Coan Lago Escola Superior de Relações Internacionais; Centro Universitário Fundação Santo André

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2022.64813

Palavras-chave:

Entrevista. Orlando de Barros. Historiografia da Segunda Guerra Mundial.

Resumo

Entrevista com o Professor Orlando de Barros (UERJ). Revista Maracanan, PPGH-UERJ, Rio de Janeiro, n. 30 - "80 anos da entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial: aspectos políticos, econômicos, culturais e regionais", maio-ago. 2022.

Biografia do Autor

Andre Barbosa Fraga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Professor efetivo de História da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e professor substituto do CEFET. Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo de Pesquisa Dimensões do Regime Vargas e seus desdobramentos (UERJ/CNPq). (andrebfraga@yahoo.com.br)

Thiago Cavaliere Mourelle, Arquivo Nacional

Historiador concursado da Equipe de Pesquisa do Arquivo Nacional. Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo de Pesquisa Dimensões do Regime Vargas e seus desdobramentos (UERJ/CNPq).

Mayra Coan Lago, Escola Superior de Relações Internacionais; Centro Universitário Fundação Santo André

Professora substituta de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutora em História Social e mestra em Ciências da Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo. Membra do Grupo de Pesquisa Dimensões do Regime Vargas e seus desdobramentos (UERJ/CNPq).

Referências

BARROS, Orlando de. A Guerra dos Artistas. Dois Epispodios da história brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: e-papers, 2010.

BARROS, Orlando de. A Rádio Mauá: a ‘emissora dos trabalhadores do Brasil’ da origem obscura a peça essencial do trabalhismo no Estado Novo (1943-45). In. URQUIDI, Vivian; NEPOMUCENO, Margarida; LAGO, Mayra Coan et al. Estado e lutas sociais na América Latina: sociedade, economia e política, parte 2: Ditadura, Justiça e Reparação. São Paulo: PROLAM editora/FAPESP, 2019, p. 255-281. Disponível em: https://sites.usp.br/prolam/estado_lutas_sociais/. Acesso em: ago. 2021.

Downloads

Publicado

2022-08-25

Como Citar

Fraga, A. B., Mourelle, T. C., & Lago, M. C. (2022). Entrevista com o Professor Orlando de Barros (UERJ). Revista Maracanan, (30), 14–21. https://doi.org/10.12957/revmar.2022.64813