A política da boa vizinhança e a mensuração da opinião pública nas Américas durante a Segunda Guerra Mundial.

Aline Vanessa Locastre

Resumo


As opinion polls, criadas pela entidade privada sem fins lucrativos, American Social Surveys, Inc., mapearam a opinião pública sobre a política da boa vizinhança nos Estados Unidos e América Latina durante a Segunda Guerra Mundial. George Gallup e Hadley Cantril, que à época galgaram os primeiros passos na formatação de métodos analíticos para a opinião pública, foram escolhidos para planejar diferentes coletas de dados, que em alguns países, como no Brasil, ainda eram inéditas. Com o objetivo de tornar as ações do Departamento de Estado mais assertivas em meio às atividades voltadas à integração regional durante o avanço do Nazifascismo, indicadores mensuraram as tendências de opinião daqueles que, de modo direto ou indireto, sentiam o impacto que as aproximações entre americanos geravam em seu cotidiano. Este artigo analisa, a partir de um referencial bibliográfico e documental, a política da boa vizinhança por meio da atuação do escritório que agregou essas atividades, o Office of Coordinator of Inter-American Affairs (OCIAA) e das pesquisas de opinião da American Social Surveys.

 


Palavras-chave


Política da boa vizinhança. Opinião pública. Segunda Guerra Mundial. Office of the Coordinator of Inter-American Affairs.

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Referências


Fontes

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DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2022.64712

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