Construindo uma vida comunitária: imigrantes judeus no Rio de Janeiro em princípios do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2022.59124

Palavras-chave:

Processo Migratório, Imigração Judaica, Rio de Janeiro

Resumo

O Rio de Janeiro entre o final do século XIX e início do século XX viveu uma intensificação do fluxo migratório interno e externo, judeus das mais variadas origens chegaram e se instalaram na cidade iniciando o processo de organização deste núcleo. Esse artigo não tem, e nem poderia ter, a pretensão de esgotar a história da imigração judaica; o objetivo, é sim, de ser um ponto de partida para aqueles que gostariam de conhecer um pouco mais sobre o contexto que contribuiu para que imigrantes judeus fixasse residência na cidade do Rio de Janeiro e dessem início a organização da vida comunitário daquela que viria a ser nas décadas de 1920 e 1930 a maior comunidade judaica do Brasil.

Biografia do Autor

Julia Souza Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestre em História e Cultura Social e graduada em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Referências

BLAY, Eva Alterman. Judeus na Amazônia. In: SORJ, Bila (Org.). Identidade judaica no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisa Social, 2008.

BYTSENKO, Anastassia. Imigração da Rússia para o Brasil no início do século XX. 2006. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

CARNEIRO, Maria L. Tucci. Mosaico de nacionalidades. São Paulo: Maayanot, 2013.

EDMUNDO, Luís. O Rio de Janeiro do meu tempo. Vol. 1. Rio de Janeiro: Semente, 1984.

FALBEL, Nachman. Judeus no Brasil: estudos e notas. São Paulo: Humanitas; EDUSP, 2008.

FRIDMAN, Fania. Judeus franceses no Rio de Janeiro do século XIX. In: VIDAL, Laurent; LUCA, Tania Regina de (Orgs.). Franceses no Brasil, séculos XIX e XX. São Paulo: UNESP, 2009.

FRIDMAN, Fania. Paisagens estrangeiras: memorias de bairro judeu no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007.

GHERMAN, Michel. Sionismo periférico: ambiguidades da história inicial do sionismo no Brasil (1900-1920). 2014. Tese (Doutorado em História Social) – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

GRIN, Monica; VIEIRA, Nelson (Orgs.) A experiência judaica no Brasil: recepção, inclusão e ambivalência. Rio de Janeiro: Topbooks, 2004.

GRINBERG, Keila; LIMONCIC, Flávio. Judeus cariocas. Rio de Janeiro: Instituto Cultura Cidade Viva, 2010.

GRÜN, Roberto. Construindo um lugar ao sol: os judeus no Brasil. In: FAUSTO, Boris (Org.). Fazer a América – A imigração em massa para a América Latina. São Paulo: EDUSP, 2000.

LEWIN, Helena. A economia errante: a inserção dos imigrantes judeus no processo produtivo brasileiro. In: AMÂNCIO, Moacir (Org.). Ato de presença – homenagem a Rifka Benezin. São Paulo: Humanitas, 2005.

LOZINSKY, Saàdio. Memórias da imigração- reminiscências e reflexões. Rio de Janeiro: Garamond, 1997.

MALAMUD, Samuel. Recordando a Praça Onze. Rio de Janeiro: Kosmos, 1988.

MIZRAHI, Rachel. Imigrantes judeus do Oriente Médio: São Paulo e Rio de Janeiro. São Paulo: Ateliê, 2003.

RIBEIRO, Paula. Cultura, memória e vida urbana: judeus na Praça Onze, no Rio de Janeiro (1920-1980). 2008. Tese (Doutorado em História Social) – Departamento de História, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2008.

RIBEIRO, Paula. um estudo sobre etnicidade e cultura urbana. In: LEWIN, H. (Coord.). Judaísmo e modernidade: suas múltiplas inter-relações. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2009.

RIO, João do. (Paulo Barreto). As religiões no Rio. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1976.

VELTMAN, Henrique. A história dos judeus no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Expressão Cultura, 1998.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Como Citar

Oliveira, J. S. (2022). Construindo uma vida comunitária: imigrantes judeus no Rio de Janeiro em princípios do século XX. Revista Maracanan, (29), 145–165. https://doi.org/10.12957/revmar.2022.59124

Edição

Seção

Notas de Pesquisa