O jogo movediço da liberdade: notas sobre estratégias de afirmação e resistência negra no campo educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2021.57329

Palavras-chave:

Educação, Letramento, Escravidão, Pós-abolição, Associativismo Negro

Resumo

O texto procura investigar alguns dos projetos educacionais organizados por indivíduos e entidades dos movimentos sociais negros entre os séculos XIX e XX. A partir de um mapeamento de ações organizadas por indivíduos de cor, incitaremos um debate sobre os projetos de letramento e identidade do Rio de Janeiro.  O cotidiano da marginalidade da cidade carioca tem muito a nos ensinar sobre as redes de sociabilidade e estratégias de inserção/mobilidade social. A principal pergunta a ser respondida aqui se refere às dinâmicas que tornaram possíveis a construção de tantos espaços educativos e quais eram os padrões comportamentais dos sujeitos pesquisados. 


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Biografia do Autor

Stephane Ramos da Costa, Universidade de Brasília

Mestra pelo Programa de Pós Graduação em História Comparada (PPGHC-UFRJ) na área de projetos de letramento e redes associativas negras no Rio de Janeiro. Doutoranda em História Social pela Universidade de Brasília.

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

RAMOS DA COSTA, Stephane. O jogo movediço da liberdade: notas sobre estratégias de afirmação e resistência negra no campo educacional. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, Brasil, n. 27, p. 374–390, 2021. DOI: 10.12957/revmar.2021.57329. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/57329. Acesso em: 7 dez. 2025.