O discurso médico-científico sobre a maconha no pós-abolição: o racismo científico como pressuposto para a emergência da ideologia proibicionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2021.56936

Palavras-chave:

Maconha, Discurso médico-científico, Ideologia proibicionista, José Rodrigues da Costa Dória, Racismo Científico.

Resumo

O presente artigo se propõe analisar as inter-relações históricas entre a produção do discurso médico-científico, a maconha, seus usos e usuários, e o racismo científico durante a primeira metade do século XX, com um enfoque especial dirigido a atuação do médico e político José Rodrigues da Costa Dória, a partir do qual se investiga, ainda, o surgimento do “problema” da maconha por meio do referido discurso científico legitimador. A partir de revisão da bibliografia sobre o tema, e com suporte teórico da história das ciências, entre outras chaves de leitura, o presente artigo discute a influência do pensamento de Rodrigues Dória na formação das gerações seguintes de médicos, as afinidades de seu pensamento com a eugenia e, por fim, a emergência da ideologia proibicionista na formação social brasileira no pós-abolição, responsável por classificar as substâncias psicoativas enquanto drogas ou fármacos, institucionalizando o controle sobre os usuários.

Biografia do Autor

Saulo Carneiro Pereira dos Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, Brasil.

Bacharel Interdisciplinar em Humanidades e graduando em História pela Universidade Federal do Sul da Bahia. Foi bolsista de iniciação científica no período de 2017-2020 nos projetos: "O discurso sobre gênero na mídia: efeitos de produções de evidências e processos de silenciamento"; "Materialidades da tecnologia: dispositivos, ambiência e percepção"; "Mídias Experimentais"; atualmente faz parte do projeto de pesquisa (2020-2021) "Para um caracterização dos videojogos". Faz parte do Grupo de Pesquisas Avançadas em Materialidades, Ambiências e Tecnologias (UFSB) e integra o quadro de tesistas da Red Latinoamericana de Investigaciones en Prácticas y Medios de la Imagen.

Pedro Henrique Monteiro da Silva, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, Brasil.

Especialista em Direitos Humanos e Contemporaneidade (UFBA), Pós-Graduando em Direito Previdenciário, Bacharel em Humanidades (UFSB) e Graduando em Direito (UFSB). Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Pluralismo Jurídico e Usos Emancipatórios do Direito - UFSB/CNPq. Bolsista de Iniciação Científica Fapesb (2018-2020) no Projeto de Pesquisa "C-ORAL-QUILOMBOLA: compilação de corpus de fala espontânea de comunidades remanescentes de quilombos no Extremo Sul da Bahia". Atualmente Bolsista de Iniciação Científica "Religião e Direito. Usos emancipatórios do direito por grupos evangélicos". Integrante do Programa Permanente de Extensão em Direitos Humanos da UFSB. E integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão Pensamento Negro Contemporâneo - UFSB/CNPq. Trabalhou e se interessa pelos temas: relações de gênero, homens e masculinidades, feminismos negros, diversidade sexual, direitos sexuais e direitos reprodutivos, direitos humanos e decolonialidade.

Francismary Alves da Silva, Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, Brasil.

Possui Doutorado (2015), Mestrado (2010) e Licenciatura Plena (2006) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. É professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), onde atua no Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais - CFPPTS do Campus Jorge Amado (Itabuna - BA) e no Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais - CFCHS do Campus Sosigenes Costa (Porto Seguro - BA). Na graduação, atua no Bacharelado Interdisciplinar (BI) e na Licenciatura em História. É professora/orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da UFSB. É pesquisadora dos seguintes Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Scientia & Technica (UFMG), Núcleo de estudos afro brasileiros - NEAB (UFSB) e Grupo de Pesquisas Avançadas em Materialidades, Ambiências e Tecnologias (UFSB). Tem experiência na área de História, Filosofia e Formação de Professores, com ênfase em Teoria e Filosofia da História e História das ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Pensamento científico-filosófico, Histórias das Ciências, Historiografia, Teoria e Filosofia da História, História Moderna, História Contemporânea, Epistemologia, História da Filosofia, Filosofia do Conhecimento, Filosofia da Ciência, história e saberes tradicionais, pluriepistemologias, historiografia das ciências.

Referências

ADIALA, Julio Cesar. Drogas, medicina e civilização na primeira República. 2011. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz, Rio de Janeiro.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen Produção Editorial LTDA, 2018.

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Lisboa: Editorial Presença/Martins Fontes, 1980.

AZEVEDO, Célia Maria Marinho de. Onda negra, medo branco: o negro no imaginário das elites - Século XIX. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

BARROS, André; PERES, Marta. Proibição da maconha no Brasil e suas raízes históricas escravocratas. Periferia, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 1-20, 26 dez. 2011, p. 1-20.

BARBOSA, Oscar. O vício da diamba. In: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Maconha: coletânea de trabalhos brasileiros. Rio de Janeiro: Oficinas Gráficas do IBGE, 1958.

BASTOS, Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiro et al. (Org.). III Levantamento Nacional sobre o uso de drogas pela população brasileira. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/ICICT, 2017.

BOTELHO, Adauto; PERNAMBUCO, Pedro. Vício da diamba. In: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Maconha: coletânea de trabalhos brasileiros. Rio de Janeiro: Oficinas Gráficas do IBGE, 1958.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Maconha: coletânea de trabalhos brasileiros. Rio de Janeiro: Oficinas Gráficas do IBGE, 1958.

BUCK-MORSS, Susan. Hegel e Haiti. Novos Estudos - Cebrap. São Paulo, n. 90, p. 131-171, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-33002011000200010. Acesso em: 26 dez. 2020.

CARLINI, Elisaldo Araújo. A história da maconha no Brasil. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 55, n. 4, 2006.

CARNEIRO, Henrique. As necessidades humanas e o proibicionismo das drogas no século XX. Outubro, São Paulo, v. 6, p. 115-128, 2002. Disponível em: http://outubrorevista.com.br/as-necessidades-humanas-e-o-proibicionismo-das-drogas-no-seculo-xx/. Acesso em: 26 dez. 2020.

CARNEIRO, Henrique. Transformações do significado da palavra "droga": das especiarias coloniais ao proibicionismo contemporâneo. In: CARNEIRO, Henrique; VENÂNCIO, Renato Pinto (org.). Álcool e drogas na história do Brasil. São Paulo: Alameda, 2005.

CARVALHO, Jonatas C. de. A emergência da política mundial de drogas: o Brasil e as primeiras Conferências Internacionais do Ópio. Oficina Do Historiador, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2014.

CASTRO-SANTOS, Luiz Antonio de; FIGUEIREDO, Regina Érika Domingos de. Belisário Penna, combatente: um capítulo da história da saúde pública brasileira. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 848-857, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000400005. Acesso em: 26 dez. 2020.

CHALHOUB, Sidney. Cidade Febril: cortiços e epidemias na Corte imperial. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2017.

CONDÉ, Mauro L. L. Paradigma versus Estilo de Pensamento na História da Ciência. In: FIGUEIREDO, Betânia G.; CONDÉ, Mauro L. L. Ciência, história e teoria. Belo Horizonte: Argvmentvm Editora, 2005.

DÓRIA, José Rodrigues da Costa. Os fumadores de maconha: efeitos e males do vício. In: HENMAN, Anthony; PESSOA JUNIOR, Osvaldo (org.). Diamba Sarabamba: (coletânea de textos brasileiros sobre a maconha). São Paulo: Ground, 1986.

DUVALL, Chris S. The African roots of marijuana. Durham: Duke University Press, 2019.

ESCOHOTADO, Antonio. Historia general de las drogas. Madrid: Alianza Editorial, 1998.

FARAG, Sayed; KAYSER, Oliver. The Cannabis Planta: Botanical Aspects. In: PREEDY, Victor (ed.). Handbook of Cannabis and Related Pathologies: Biology, Pharmacology, Diagnosis, and Treatment. London: 2017.

FIORE, Maurício. O lugar do Estado na questão das drogas: o paradigma proibicionista e as alternativas. Novos Estudos - CEBRAP, São Paulo, n. 92, p. 9-21. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-33002012000100002. Acesso em: 26 dez. 2020.

FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico: introdução à doutrina do estilo de pensamento e do coletivo de pensamento. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

FRANÇA, Jean Marcel Carvalho. História da Maconha no Brasil. São Paulo: Três Estrelas, 2015.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2003.

FREYRE, Gilberto. Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do nordeste do Brasil. São Paulo: Global, 2013.

GONTIÈS, Bernard; ARAÚJO, Ludgleydson Fernandes de. Maconha: uma perspectiva histórica, farmacológica e antropológica. Mneme: revista de humanidades, Caicó, v. 4, n. 7, p. 47-3, 2003. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/164. Acesso em: 26 dez. 2020.

GONZALEZ, Lélia. Lélia Gonzalez: primavera para as rosas negras. São Paulo: UCPA Editora, 2018.

HENMAN, Anthony; PESSOA JUNIOR, Osvaldo (org.). Diamba Sarabamba: (coletânea de textos brasileiros sobre a maconha). São Paulo: Ground, 1986.

INGLÉSIAS, Francisco de Assis. Sobre o vício da diamba. In: HENMAN, Anthony; PESSOA JUNIOR, Osvaldo (org.). Diamba Sarabamba: (coletânea de textos brasileiros sobre a maconha). São Paulo: Ground, 1986.

KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 1990.

LUCENA, José. Os fumadores de maconha em Pernambuco. In: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Maconha: coletânea de trabalhos brasileiros. Rio de Janeiro: Oficinas Gráficas do IBGE, 1958.

LUNARDON, Jonas Araujo. Maconha, Capoeira e Samba: a construção do proibicionismo como uma política de criminalização social. Anais do I Seminário Internacional de Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

MALCHER-LOPES, Renato; RIBEIRO, Sidarta. Maconha, cérebro e saúde. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2007.

MORENO, Garcia. Aspectos do maconhismo em Sergipe. In: HENMAN, Anthony; PESSOA JUNIOR, Osvaldo (org.). Diamba Sarabamba: (coletânea de textos brasileiros sobre a maconha). São Paulo: Ground, 1986.

MOTT, Luiz. A maconha na história do Brasil. In: HENMAN, Anthony; PESSOA JUNIOR, Osvaldo (org.). Diamba Sarabamba: (coletânea de textos brasileiros sobre a maconha). São Paulo: Ground, 1986.

NASCIMENTO, Abdias do. O quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. Rio de Janeiro: Fundação Cultural Palmares, 2002.

NOGUERA, Carlos Ernesto. Luta Antialcoólica e Higiene Social na Colômbia, 1886-1948. In: HOCHMAN, G; ARMUS, D. Cuidar, controlar, curar: ensaios históricos sobre saúde e doença na América Latina e Caribe. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2004.

REBOLLEDO, Mauricio Becerra. Fundamentos organicistas e práticas laboratoriais na patologização das drogas no brasil e no chile (meados do século XIX ao inicio do século XX). 2015. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz, Rio de Janeiro.

REN, Meng et al. The origins of cannabis smoking: Chemical residue evidence from the first millennium BCE in the Pamirs. Science Advances, Washington, v. 5, n. 6, p. 1-8, 2019. Disponível em: https://advances.sciencemag.org/content/5/6/eaaw1391. Acesso em: 26 dez. 2020.

RODRIGUES, Marcela Franzen. Raça e criminalidade na obra de Nina Rodrigues: uma história psicossocial dos estudos raciais no Brasil do final do século XIX. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 1118-1134, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812015000300019&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 dez. 2020.

SÁ, Dominichi Miranda de. A ciência como profissão: médicos, bacharéis e cientistas no Brasil (1895-1935). Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006.

SAAD, Luísa Gonçalves. Fumo de negro: a criminalização da maconha no Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do "ser negro": um percurso da idéias que naturalizaram a inferioridade dos negros. São Paulo: Pallas, 2002.

SANTOS, Rafael Guimarães dos. Breve panorama etnobotânico sobre a maconha. In: MACRAE, Edward; ALVES, Wagner Coutinho (org.). Fumo de Angola: canabis, racismo, resistência cultural e espiritualidade. Salvador: EDUFBA, 2016.

SERPA JR., Octavio Domont de. O degenerado. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.17, supl.2, p. 447-473, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702010000600011. Acesso em: 26 dez. 2020.

SOUZA, Jorge Emanuel Luz de. Sonhos da diamba, controles do cotidiano: uma história da criminalização da maconha no Brasil republicano. Salvador: EDUFBA, 2015.

SOUZA, Vanderlei Sebastião de. A eugenia brasileira e suas conexões internacionais: uma análise a partir das controvérsias entre Renato Kehl e Edgard Roquette-Pinto, 1920-1930. História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Rio de Janeiro, v. 23, supl., p.93-110, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-59702016000500006. Acesso em: 26 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

dos Santos, S. C. P., da Silva, P. H. M., & Silva, F. A. da. (2021). O discurso médico-científico sobre a maconha no pós-abolição: o racismo científico como pressuposto para a emergência da ideologia proibicionista. Revista Maracanan, (27), 118–144. https://doi.org/10.12957/revmar.2021.56936