O papel do Instituto Histórico na construção de memórias sobre a Baixada Fluminense (1971-1985)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2021.54479

Palavras-chave:

Baixada Fluminense, Instituto Histórico, Historiografia

Resumo

A proposta deste trabalho é apresentar como o Instituto Histórico da Câmara de Duque de Caxias (RJ), fundado em 1971, foi útil para edificar uma memória de “progresso” para o município, durante o período em que a cidade foi enquadrada como “área interesse de segurança nacional”. As ações do legislativo e do fortalecimento de imagens, com símbolos e comemorações no espaço, favoreceram a participação e o diálogo com regime político. O lugar de memória é aqui considerado no sentido proposto por Pierre Nora, que a memória não se constrói livremente, mas é alimentada por arquivos, aniversários e celebrações. A seleção de fontes incluiu os periódicos locais, como: o jornal Municipal e a Luta Democrática, bem como a produção realizada por Dalva Lazaroni, no período de gestão do Instituto Histórico, com o livro Esboço Histórico Geográfico do Município de Duque de Caxias (1978). A partir da análise das ações realizadas pelo espaço e a produção da diretora, foram encontrados indicativos do reconhecimento do lugar de poder e prestígio do instituto, e a aplicabilidade de projetos historiográficos na consolidação de projetos políticos, potencializando o lugar de produção como parte do processo de construção do território.

Biografia do Autor

Eliana Santos Laurentino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em História Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ. Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Especialista em História da África e do Negro no Brasil pela Universidade Candido Mendes; graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 

Rui Aniceto Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores, Departamento de Ciências Humanas e Programa de Pós-graduação em História Social. Doutor em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense; graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

ALVES, José Cláudio. Dos Barões ao Extermínio: uma história de violência na Baixada Fluminense. Duque de Caxias, RJ: APPH-CLIO, 2002.

CANTALEJO, Manoel Henrique de Souza. O município de Duque de Caxias e a Ditadura Militar: 1964-1985. 2008. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CRUZ, Heloisa de Faria; PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. Na Oficina do Historiador: Conversas sobre História e Imprensa. Projeto História, São Paulo, n. 35, p. 253-270, dez. 2007.

DANTAS, Lohane Cristina Castro et al. Mulheres como protagonistas na política: a representatividade da mulher na política da Baixada Fluminense - Duque de Caxias e Magé, RJ. Revista Periferia, Duque de Caxias (RJ), v. 10, n. 2, p. 203-217, jul.-dez. 2018.

ENNE, Ana Lucia Silva. Lugar, meu amigo, é minha Baixada”: Memória, Representações Sociais e Identidades. 2002. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

FERNANDES, Rui Aniceto Nascimento. Historiografia e a identidade fluminense. A escrita da história e os usos do passado no Estado do Rio de Janeiro entre as décadas de 1930 e 1950. 2009. Tese (Doutorado em História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

GOFF, Le Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2013.

LUSTOSA, José. Cidade de Duque de Caxias. Desenvolvimento Histórico do município - dado gerais. Rio de Janeiro: Serv. Gráfica do IBGE, 1958.

MARQUÊS, Alexandre dos. Militantes da cultura em uma área periférica de Duque de Caxias (1950-1980). 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Severino Sombra. Vassouras (RJ).

MORAES, Dalva Lazaroni de. Esboço Histórico Geográfico do Município de Duque de Caxias. Duque de Caxias, RJ: Arsgráfica, 1978.

MORAES, Dalva Lazaroni de. O município de Duque de Caxias: sua terra, sua gente, sua economia. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1990.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, dez. 1993.

REVEL, Jacques. A microanálise e a construção do social. In: REVEL, Jacques (Org.). Jogos de escalas: A experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1998.

SARLO, Beatriz. Tempo Passado: Cultura da memória e guinada subjetiva. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.

SIMÕES, Manoel Ricardo. A Cidade estilhaçada. Reestruturação Econômica e emancipações municipais na Baixada Fluminense. Mesquita, RJ: Entorno, 2007.

SOUZA, Marlúcia Santos de. Escavando o Passado da Cidade: História política da cidade de Duque de Caxias. Duque de Caxias, RJ: APPH-Clio, 2014.

Downloads

Publicado

2021-01-29

Como Citar

Laurentino, E. S., & Fernandes, R. A. (2021). O papel do Instituto Histórico na construção de memórias sobre a Baixada Fluminense (1971-1985). Revista Maracanan, (26), 351–368. https://doi.org/10.12957/revmar.2021.54479