História Regional sob a perspectiva dos processos civilizadores: possibilidades de pesquisa a partir do caso de Monte Alegre - PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2021.53964

Palavras-chave:

História Regional, Processo Civilizador, Telêmaco Borba (PR), Fontes Jornalísticas

Resumo

Este artigo estudou a história da cidade-empresa de Monte Alegre (atual município de Telêmaco Borba – PR), de propriedade das Indústrias Klabin, buscando compreender como a região conhecida como sertões do Tibagi se tornou uma referência para a industrialização e urbanização nacional de meados do século XX. Sob a perspectiva da teoria dos processos civilizadores, foi realizada a análise de conteúdo das crônicas de Hellê Vellozo Fernandes, publicadas no jornal O Tibagi entre 1948 e 1964, visando identificar as sensibilidades que orientaram o processo de civilização naquela formação social e as esferas da vida às quais as publicações eram dirigidas, como também para compreender os processos de adequação comportamental e as ações de resistência. Os resultados da análise, além de permitirem conhecer aspectos das relações sociais e emocionais da formação social em questão, indicam os jornais como um elemento potencialmente acelerador do processo civilizador, uma vez que suas narrativas funcionam como pressões que direcionam a transformação comportamental, alterando o ritmo e os conteúdos das aprendizagens em seu espaço de abrangência. O estudo aponta ainda que o processo de recepção das narrativas jornalísticas tem características heterogêneas, variando o sentido de acordo com as diferentes classes envolvidas – sendo a mais afetada a camada média, pressionada pelo desejo de prestígio e o medo de perder a posição social já conquistada.

Biografia do Autor

Ana Flávia Braun Vieira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Colaboradora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Educação. Doutora e Mestre em Ciências Sociais Aplicadas e graduada em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Miguel Archanjo de Freitas Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor Associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Educação Física e Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Sociais Aplicadas. Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná; Mestre em Ciências Sociais Aplicadas e graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Referências

ANDRADE, P. D.; COSTA, M. V. Usos e possibilidades do conceito de pedagogias culturais nas pesquisas em estudos culturais em educação. Textura, v. 17, n. 34, p. 48-63, maio-ago. 2015.

BARBOSA, M. História cultural da imprensa. Brasil – 1900-2000. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

BARBOSA, M. Meio de comunicação e história: um universo de possíveis. In: RIBEIRO, A. P. G.; FERREIRA, L. M. A. Mídia e memória. A produção de sentidos nos meios de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CANDIDO, A. A vida ao rés-do-chão. In: CANDIDO, Antonio et al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP; Rio de Janeiro: Ed. UNICAMP; Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado; Ed. UNESP, 1998.

CHARTIER, R. Formação social de “habitus”: uma leitura de Norbert Elias. In: A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difusão, 1988.

CORAIOLA, A. M. Capital do Papel. A história do município de Telêmaco Borba. Curitiba: A. M. S. Coraiola, 2003.

COUTO, R. C. A saga da família Klabin-Lafer. Rio de Janeiro: Chermont, 2017.

CUNHA, A. C. Homem de Papel: Análise Histórica do Trabalhador das Indústrias Klabin do Paraná de Celulose S/A (1942-1980). 1982. Dissertação (Mestrado em História do Brasil) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

ELIAS, N. A sociedade de corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

ELIAS, N. Escritos & Ensaios. Vol. 1: Estado, processo, opinião pública. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

ELIAS, N. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

ELIAS, N. Norbert Elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

ELIAS, N. O processo civilizador. Vol. 1: Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

ELIAS, N. O processo civilizador. Vol. 2: Formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

ELIAS, N. Teoría del símbolo. Un ensayo de antropologia cultural. Barcelona: Península, 1994.

ELIAS, N.; SCOTSON, J. L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

FERNANDES, H. V. Monte Alegre, Cidade Papel. São Paulo: Símbolo S.A. Indústrias Gráficas, 1974.

KOLODY, H. Escreveu Helena Kolody a autora. In: FERNANDES, H. V. Monte Alegre, Cidade Papel. São Paulo: Símbolo S. A. Indústrias Gráficas, 1974.

MOREL, M. Os primeiros passos da palavra impressa. In: MARTINS, A. L.; LUCA, T. R. História da imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.

MOTTA, L. G. Análise crítica da narrativa. Brasília: Ed. UnB, 2013.

PASSOS, J. O Brasil em movimento. São Paulo: Saraiva, 2013.

PILOTO, V. [Sem Título]. In: HÉL. Pioneiros do Iguatemi. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1966.

PIQUET, R. Cidade-empresa: presença na paisagem urbana brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

PRATES, C. J. O Complexo W.I.T.C.H. acionando a magia para formar garotinhas nas redes do consumo. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas (RS).

SIEBERT, S. A crônica brasileira tecida pela história, pelo jornalismo e pela literatura. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão (SC), v. 14, n. 3, p. 675-685, set.-dez. 2014.

VIEIRA, A. F. B. Jornalismo e a duração dos processos civilizadores: análise da adequação comportamental e da formação de uma segunda natureza em Monte Alegre – PR (1942- 1964). 2020. Tese (Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa (PR).

WILLER, M. R. Harmonia: uma utopia urbana para o trabalho. 1997. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Downloads

Publicado

2021-01-29

Como Citar

Vieira, A. F. B., & Freitas Junior, M. A. de. (2021). História Regional sob a perspectiva dos processos civilizadores: possibilidades de pesquisa a partir do caso de Monte Alegre - PR. Revista Maracanan, (26), 195–217. https://doi.org/10.12957/revmar.2021.53964